domingo, 22 de abril de 2018

O PODER DO SANGUE DE JESUS

É verdade que a própria palavra “sangue” já assusta as pessoas, principalmente quando vivemos dias em que a iniqüidade tem se manifestado nos homens de forma aterrorizante! Porém não vamos falar de sangue de pecadores, mas do justo e puro sangue de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que foi morto na cruz do Gólgota para nos purificar de todo o pecado!

É o sangue de Cristo amedronta e afugenta o diabo, pois é este sangue a única coisa que purifica uma alma enferma por causa do pecado.

Você consegue imaginar como seriam os escritos de Paulo, se ele tivesse sido tão irresponsável quanto a nossa geração de pregadores ao proclamar o poder magnífico e a beleza do sangue de Jesus? Infelizmente o que temos atualmente é um evangelho sem sangue... um falso evangelho recheado de psicologia humana e submerso em palavras escritas por homens vaidosos que, com a mente obscurecida pelo desejo de fama e status, apresentam-se perante a congregação como criaturas infalíveis em seus discursos de auto afirmação na busca de honrarias e glórias vindas da parte de outras pobres e cegas criaturas, sem reconhecerem com humildade que, sem o sangue de Jesus, qualquer homem não passa de uma miserável criatura condenada ao inferno!

Porém, cabe ao fiel cristão permanecer debaixo desta fonte de onde ainda jorra o sangue que nos faz justos perante o grande Juiz! Esta fonte de sangue que sai das veias do Emanuel, o Deus conosco, ainda pode te lavar de toda impureza!

Hoje, pela graça de Deus, iremos falar sobre algumas (entre as inúmeras) bênçãos distintas e diretas que nos são concedidas através do sangue de Jesus!

Pelo sangue de Jesus temos a remissão dos pecados, ou seja, somos absolvidos de nossas culpas!

(Mateus 26:28) - ...isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

Hebreus 9:22 ainda nos diz que “...sem derramamento de sangue não há remissão” de pecados.

Pelo sangue de Jesus temos a redenção:

(Efésios 1:7) - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.

A graça de Deus e tão transbordante que por Sua bondade Ele tirou todos os nossos pecados por meio do sangue do seu Filho, por quem somos salvos!

Pelo sangue de sangue de Jesus Cristo fomos reconciliados com Deus:

(Colossenses 1:20) - ...havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.

Paulo está dizendo que foi por meio de Jesus Cristo que Deus abriu um caminho para que o homem pudesse ir à Ele, pois a morte de Cristo na cruz pode trazer ao pecador a paz com Deus através de seu sangue.

Pelo sangue de Jesus somos justificados:

(Romanos 5:8) - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
(Romanos 5:9) - Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

Observe neste versículo que a expressão “prova o seu amor” está no tempo presente enquanto que “morreu por nós” no tempo passado. O tempo presente implica que esse “provar” é um ato contínuo do amor de Deus! Por outro lado, quando Paulo diz “morreu por nós”, implica que a morte de Cristo aconteceu de uma vez por todas e não será repetida, conforme está escrito em 1ª Pedro 3:18 que “Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o Justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus.”

O versículo 9 nos afirma que somos “justificados pelo sangue”. Ou seja, pelo sangue de Jesus Cristo somo declarados inculpáveis!

Pelo sangue de Jesus temos nossa consciência purificada:

(Hebreus 9:13) - Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
(Hebreus 9:14) - Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

O Espírito eterno é o próprio Deus que é Espírito, e é lógico que é Santo... Espírito Santo. A contaminação espiritual de alguém é interna e não externa, pois Jesus mesmo disse em Mateus 15:11,18-20:

(Mateus 15:11) - O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
(Mateus 15:18) - Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
(Mateus 15:19) - Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
(Mateus 15:20) - São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

Porém amado ouvinte, o sangue de Jesus tem o poder de purificar a mente e a alma do homem. Paulo conclama não somente aos hebreus, mas também a nós, a termos uma consciência livre das normas, das regras e dos estatutos religiosos, e nos apegarmos a Cristo e ao Seu precioso sangue, pelo qual somos purificados.

Meu amado, não pense que pelo fato de ser membro de uma denominação religiosa, ter uma carteirinha de membro, ter um cargo seja de diácono, presbítero, evangelista, pastor, apóstolo ou seja lá o que você é na sua igreja, você já está pronto para entrar no céu! É aí que muitos se enganam! Sem arrependimento de pecados e a purificação destes pecados pelo precioso sangue de Jesus estamos todos perdidos! É o sangue de nosso Salvador Jesus que remove e purifica a nossa consciência das obras mortas.

Pelo sangue temos acesso à presença de Deus:

(Hebreus 10:19) - Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
(Hebreus 10:20) - Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne.

Neste texto Paulo nos afirma que por causa do sangue de Jesus, nós agora podemos ir diretamente até dentro do Santo dos Santos, onde Deus está. Este é o caminho novo, recém-aberto e vivificante que Cristo nos franqueou ao ter o seu corpo rasgado naquela cruz para nos dar acesso à presença santa de Deus. Não outro caminho de acesso à Deus, a não ser pelo sangue de Jesus!

Nós podemos nos aproximar do Senhor até com ousadia, com total confiança, pois a justiça que possuímos é de Cristo e não nossa, visto que “todas as nossas justiças como [trapo] da imundícia” conforme Isaías 64:6. Para que os homens possam se aproximar de um governante são necessário vários protocolos... vários agendamentos. No entanto, mediante o sangue de Cristo, temos acesso imediato e perpétuo ao próprio Deus!

É pelo sangue de Jesus que chegamos perto de Deus:

(Efésios 2:13) - Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

Aqui, Paulo está dizendo que agora nós pertencemos a Cristo e, ainda que antigamente estivéssemos distante de Deus, agora foram trazidos para próximo dele através do sangue de Jesus Cristo.

Em Seu sangue, Jesus nos lavou de nossos pecados:

(Apocalipse 1:5) - ...Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.

Somos santificados pelo sangue de Jesus:

(Hebreus 13:12) - E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.

Somos purificados pelo sangue de Jesus:

(1ª João 1:7) - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

O sangue de Jesus nos propriedades de Deus:

(Atos 20:28) - Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

Para que nos tornássemos propriedades de Jesus, Ele mesmo nos comprou... nos resgatou com o Seu próprio sangue, conforme está escrito em 1ª Pedro 1:18,19 de diz:

(1ª Pedro 1:18) - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
(1ª Pedro 1:19) - Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.

Portanto, somos propriedade do Senhor!

O apóstolo João nos afirma que com o Seu sangue, Jesus comprou todos os salvos em toda tribo, língua, povo e nação:

(Apocalipse 5:9) - E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.

Veja: Um novo cântico celebra a obra redentora de Jesus na cruz do Calvário. Cristo é digno de abrir o livro, visto que Ele foi morto na cruz, comprando, com o Seu sangue, crentes de todas as nações!

Temos vitória pelo sangue de Jesus:

(Apocalipse 12:11) - E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.

A disposição de dar testemunho acerca das Verdades Escriturísticas é no verdadeiro crente, infinitamente maior do que o medo da morte! Veja que João diz: “eles o venceram...” Venceram a quem? Venceram ao próprio satanás, pois no versículo anterior, o versículo 10 diz que “o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite” (Apocalipse 12:10).

Meu amado, é por causa do Evangelho puro e simples de Jesus Cristo que o acusador se levanta contra nossas vidas! É o nosso firme testemunho que damos, mesmo que seja diante morte, que faz satanás ficar irado!

Por isso eu te aconselho que não amemos nossa postura social, nem o cargo dentro da denominação, nem a ninguém, nem mesmo a nossa própria vida, mais do que a Palavra de Deus, pois pelo sangue de Jesus Cristo somos vencedores!

Digam comigo agora: “a vitória é nossa pelo sangue de Jesus!”.

É pelo sangue de Jesus Cristo que temos a remissão dos pecados, que somos redimidos...
Que somos reconciliados com Deus...
Que somos justificados.
É o sangue de Jesus que remove as obras mortas de nossa consciência.
É pelo sangue do Salvador que nossas vestes espirituais são branqueadas!
É por este sangue carmesim que temos acesso ao céu...
É o sangue de Jesus que nos concede ousadia para nos aproximarmos de Deus...
É o sangue que nos liberta de toda escravidão... que nos santifica... que nos purifica!
Pelo sangue de Jesus somos feitos propriedades de Deus...
É pelo sangue que temos comunhão com os demais verdadeiros filhos de Deus...
É pelo sangue de Jesus, que mesmo sendo levados à morte, somos mais do que vencedores.

Amado ouvinte, dileto irmão em cristo! Este sangue continua purificando todos aqueles que aceitam e confessam a Jesus Cristo como único Senhor e Salvador de suas vidas!

Não há outra maneira de se salvar a não ser pelo sangue de Jesus, que purifica, limpa, liberta e leva para os céus. Vivamos debaixo deste sangue para que a morte não chegue até nós. Esta é a nossa redenção porque não poderíamos de maneira alguma pagar pelos nossos pecados.

Que o Espírito Santo plante a semente da Sua Palavra em teu coração e brote frutos de salvação para a glória de Deus! Amém!

domingo, 8 de abril de 2018

TUDO EM NOME DE JESUS

A paz do Senhor Jesus!

Nosso assunto de hoje é sobre a diferença entre realizar algo “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” e realizar algo “em nome do Senhor Jesus”!

Muitos irmãos chegam a dizer que tanto faz realizar algo para Deus “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo” ou realizar “em nome do Senhor Jesus”!

Conforme o dicionário da língua portuguesa, as palavras “Pai”, “Filho” e “Espírito Santo” são substantivos masculinos comuns e não nomes.

Por exemplo:

O seu Manoel é pai do Antonio, e o Antonio tem um filho chamado Rogério, o qual obviamente é neto do seu Manoel! Veja que o seu Manoel é pai (do seu Antonio) e avô (do Rogério) ao mesmo tempo, enquanto que o seu Antonio é pai (do Rogério) e filho (do seu Manoel) ao mesmo tempo! Porém isso não faz deles duas ou mais pessoas!

Ora meu amado! Você pode ser ao mesmo tempo um “pai”, um “filho”, um “sobrinho”, um “tio”, um “avô”, um “neto”... enfim! Porém isso não vai fazer com que você seja duas, ou três ou mais pessoas! Você é apenas uma pessoa que tem todos esses substantivos... todos  esses títulos!

Outro exemplo: Imaginemos que o seu Antonio desse um cheque para o seu filho Rogério comprar um brinquedo! É claro que o seu Antonio não iria escrever no cheque a palavra “pai”, pois nenhuma loja aceitaria este cheque ainda que o Rogério provasse que o seu Antonio é o seu pai. Todos nós sabemos que o cheque só teria validade com a assinatura do nome do seu Antonio! Somente o nome do seu Antonio pode validar o cheque.

Do mesmo modo, se alguém vai ao cartório e assina um documento de compra e venda apenas escrevendo apenas “vendedor” ou “comprador”, este documento não terá validade nenhuma. É necessário ter o nome de quem está vendendo e de quem está comprando! É o nome que valida qualquer ato ou palavra de um cidadão comum!

Já vimos, portanto, a diferença entre o título e o nome de uma pessoa!

Além disso, meus amados irmãos ouvintes da Palavra de Deus, o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é Senhor Jesus Cristo!

No Evangelho de João 4:24 o próprio Senhor Jesus afirma que “Deus é Espírito...” e o apóstolo Paulo, por revelação divina, confirma isso em 2ª Coríntios 3:17 dizendo que “o Senhor é o Espírito...”. O mesmo Paulo também afirma categoricamente em Efésios 4:4 que “há um só Espírito”, deixando claro, portanto, que o Espírito Santo é o próprio Deus e não uma suposta 3ª pessoa, visto que Jesus mesmo disse que “Deus é Espírito”. E se há apenas um Espírito Santo, é evidente que este Espírito Santo é o próprio Deus e não um outro Ser na divindade!

Portanto, a Bíblia deixa bem claro que Deus não é um ser e o Espírito Santo outro ser, mas sim, que há um só Espírito e este é Deus!

Mas afinal, qual é o nome deste Deus? Como já dissemos, “Pai”, “Filho” e “Espírito Santo” são nomes e sim, substantivos masculinos comuns.

O próprio Senhor Jesus nos manifestou o nome de Deus! Se não, vejamos o que está escrito:

Eu manifestei o teu nome aos homens que do mundo me deste... (João 17:6).

...Pai santo, guarda-os no teu nome, o nome que me deste, para que eles sejam um, assim como nós. (João 17:11).

Enquanto eu estava com eles, eu os guardava no teu nome que me deste; e os conservei, e nenhum deles se perdeu, senão o filho da perdição, para que se cumprisse a Escritura. (João 17:12).

Eu lhes fiz conhecer o teu nome, e lho farei conhecer ainda... (João 17:26).

Amado irmão, diante de todos estes versículos, podemos, com confiança na Palavra de Deus, crer e afirmar que JESUS é o nome que o Filho herdou do Pai, pois está escrito em Hebreus 1:4 que Ele, Jesus (o Filho) foi “Feito tanto mais excelente do que os anjos, quanto herdou mais excelente nome do que eles.” (Hebreus 1:4).

Está evidente pelas Escrituras que o nome de Jesus é o próprio nome de Deus, o qual Ele mesmo disse em Malaquias 1:11 que o Seu nome seria “grande e tremendo entre as nações”! Este mesmo Deus ainda disse por intermédio de Isaías: “Portanto o meu povo saberá o meu nome; portanto saberá naquele dia que sou eu o que falo; eis-me aqui”. (Isaías 52:6).

Vemos aí em João 17:6, 11, 12 e 26 que o nome de Jesus une natureza humana e natureza Divina, Pai e Filho, visto que o Filho recebeu o nome o nome do Pai e o revelou aos seus servos, e este nome é Jesus!

Deste modo, fica claro que o nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo é Senhor Jesus Cristo! Pois Deus é Espírito Santo e o nome deste Deus é JESUS, o qual Ele mesmo nos revelou como vimos em João 17:6, 11, 12 e 26.

Agora que já sabemos que Deus é o próprio Espírito Santo e o Seu nome é Jesus, já dá pra entendermos porque Paulo aconselha que tudo que um crente for realizar, seja por palavras ou por obras, deve ser realizado em nome do Senhor Jesus, e não em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo! Leiamos o ensinamento de Paulo aos verdadeiros cristãos:

E tudo quanto fizerdes por palavras ou por obras, fazei-o em nome do Senhor Jesus... (Colossenses 3:17).

Paulo ainda nos afirma que dele e por ele, e para ele, são todas as coisas...” (Romanos 11:36).

Vejamos o que o próprio Senhor Jesus disse a respeito do poder do seu nome:

(Mateus 18:20) - Pois onde se acham dois ou três reunidos em meu nome, aí estou eu no meio deles.

(Marcos 16:17) - E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
(Marcos 16:18) - Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.

(Lucas 24:46) - ...Assim está escrito, e assim convinha que o Cristo padecesse, e ao terceiro dia ressuscitasse dentre os mortos,
(Lucas 24:47) - E em seu nome se pregasse o arrependimento e a remissão dos pecados, em todas as nações, começando por Jerusalém.

(João 14:13) - E tudo quanto pedirdes em meu nome eu o farei...
(João 14:14) - Se pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.

(João 16:23) - Na verdade, na verdade vos digo que tudo quanto pedirdes a meu Pai, em meu nome, ele vo-lo há de dar.

Pedro disse em Atos 4:12:

(Atos 4:12) - E em nenhum outro há salvação, porque também debaixo do céu nenhum outro nome há, dado entre os homens, pelo qual devamos ser salvos.

Paulo afirma em Filipenses 2:9-11 que...

(Filipenses 2:9) - ...Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;
(Filipenses 2:10) - Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra,
(Filipenses 2:11) - E toda a língua confesse que Jesus Cristo é o Senhor, para glória de Deus Pai.

Neste caso de Filipenses 2:9-11, conforme a suposta doutrina da trindade, a 1ª pessoa (o Deus Pai) e a 3ª pessoa (o Deus Espírito Santo) teriam que se curvar diante de Jesus, pois a Bíblia diz “Para que ao nome de Jesus se dobre todo o joelho dos que estão nos céus, e na terra, e debaixo da terra”.

Atos 10:43 nos afirma “que todos os que nele crêem receberão o perdão dos pecados pelo seu nome”.

Romanos 10:13 nos diz que “todo aquele que invocar o nome do SENHOR será salvo”.

Em 1ª Corintios 6:11 esta escrito que fomos “lavados, santificados e justificados em nome do Senhor Jesus...

Efésios 3:15 nos dia que o nome de Jesus é o nome o qual toda a família nos céus e na terra toma para si.

Em 1ª João 2:12 lemos que “pelo seu nome” nossos pecados foram pecados.

Em 1ª João 5:13 lemos: “Estas coisas vos escrevi a vós, os que credes no nome do Filho de Deus, para que saibais que tendes a vida eterna, e para que creiais no nome do Filho de Deus”.


Amado ouvinte, a igreja primitiva sabia que todas as coisas que fosses realizar na obra de Deus, quer fosse por palavras, quer fosse por obras, deveriam ser realizadas exclusivamente no nome do Senhor Jesus Cristo, pois é exatamente isto que a Bíblia nos ensina. Vejamos:

- As orações devem ser feitas em nome do Senhor Jesus e não “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Veja vários exemplos: João 14:13,14 / João 15:16 / João 16:24,26,27 / Tiago 5:14. 

- Advertências, admoestações e repreensões foram feitas em nome do Senhor Jesus e não “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Confira 1ª Coríntios 1:10  / 1ª Coríntios 5:4 / 2ª Tessalonicenses 3:6. 

- NENHUM milagre foi realizado “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, mas exclusivamente em nome do Senhor Jesus. Leia Mateus 7:22 / Marcos 9:38-40 / Marcos 16:15-18 / Lucas 10:17 / Atos 3:6 / Atos 4:7-12 / Atos 4:30 / Atos 16:18. 

- Obras de caridade também foram realizadas em nome do Senhor Jesus E NÃO “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Leiamos Mateus 18:5 / Marcos 9:37,41 / Lucas 9:48. 

- As reuniões espirituais e pregações foram realizadas em nome do Senhor Jesus E NÃO “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. Exemplos: Mateus 18:20 / Lucas 24:46,47 / Atos 4:18 / Atos 9:27,29 / Efésios 5:20 / Tiago 5:10. 
- Todos os batismos nas águas foram realizados em nome do Senhor Jesus e não “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”, conforme está escrito em: Atos 2:38; Atos 8:16; Atos 10:48; Atos 19:5; Atos 22:16; Romanos 6:3; Gálatas 3:27 e Colossenses 2:12.

- O impressionante é que até mesmo o Espírito Santo é enviado em nome de Jesus, conforme João 14:26, E NÃO “em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo”. 

Enfim, como nos ensina Paulo: tudo que o cristão for fazer, deve ser realizado em nome de Jesus, pois nossa salvação é também em nome do nosso Senhor Jesus Cristo.

Amado irmão! A igreja somente pode ser genuína se estiver alicerçada na revelação infalível, inspirada por Cristo aos primeiros apóstolos, pois foram eles os mensageiros originais, testemunhas e representantes autorizados do Senhor Jesus, os quais falaram e agiram em Seu Nome. Os apóstolos foram as pedras fundamentais da Igreja e a mensagem deles encontra-se nos evangelhos e nas cartas escritas do Novo Testamento, como o testemunho original e fundamental do Evangelho ensinado por Cristo, válido para todo cristão sincero em todas as eras. Os primeiros apóstolos nunca realizaram nada, absolutamente nada “em nome Pai, do Filho e do Espírito Santo” mas unicamente “em nome do Senhor Jesus Cristo”.

Sabemos que Cristo é a pedra angular da Igreja; os apóstolos e profetas são o alicerce... o fundamento (Efésios 2:20) e cada crente é uma pedra do edifício. (1ª Pedro 2:4-8). Todos os crentes e igrejas locais dependem das palavras, da mensagem e da fé dos primeiros apóstolos, conforme estão registrados historicamente nos Atos dos Apóstolos, confirmando e conservando, portanto, a autoridade deles.

Todo crente fiel tem o dever de obedecer à revelação apostólica e dar testemunho da sua Verdade. O Evangelho outorgado aos apóstolos mediante o Espírito Santo é a fonte permanente de vida, verdade e orientação à igreja. Rejeitar a doutrina dos apóstolos é rejeitar o próprio Senhor, visto que Ele mesmo os fez testemunhas Suas:

8 Mas recebereis a virtude do Espírito Santo, que há de vir sobre vós; e ser-me-eis testemunhas, tanto em Jerusalém como em toda a Judéia e Samaria, e até aos confins da terra. (Atos 1:8).

Além de depender, crer e obedecer a mensagem apostólica, todo servo fiel também deve defendê-la e guardá-la contra todas as distorções ou adulterações, a fim de que Ela não seja substituída ou anulada por novas (ou velhas!) revelações, novos escritos, costumes, tradições, testemunho ou profecia posterior, pois embora Paulo já tenha nos anunciado toda a mensagem de Deus, ele também advertiu que lobos cruéis estariam no meio da igreja de Cristo e não poupariam ao rebanho. Alguns se levantariam falando coisas perversas e distorcendo a Verdade para conseguirem seguidores. Portanto, vigiemos. Leiamos Atos 20:27-31:

27 Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.
28 Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
29 Porque eu sei isto que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não pouparão ao rebanho;
30 E que de entre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
31 Portanto, vigiai, lembrando-vos de que durante três anos, não cessei, noite e dia, de admoestar com lágrimas a cada um de vós. (Atos 20:27-31).

Amado irmão, caro ouvinte, que o Espírito Santo abra seu entendimento para compreender as Escrituras, aceitar o que é Verdadeiro e seja posto para defesa do evangelho (Filipenses 1:16), pois importa antes obedecer a Deus que aos homens (Atos 5:29). Que o Espírito Santo lhe encoraje para admitir e assumir as Verdades Bíblicas em nome do Senhor Jesus, pois qualquer doutrina só tem algum valor se estiver fundamenta no que “está escrito” na Bíblia. Amém.