domingo, 22 de abril de 2018

O PODER DO SANGUE DE JESUS

É verdade que a própria palavra “sangue” já assusta as pessoas, principalmente quando vivemos dias em que a iniqüidade tem se manifestado nos homens de forma aterrorizante! Porém não vamos falar de sangue de pecadores, mas do justo e puro sangue de Jesus Cristo, o Cordeiro de Deus que foi morto na cruz do Gólgota para nos purificar de todo o pecado!

É o sangue de Cristo amedronta e afugenta o diabo, pois é este sangue a única coisa que purifica uma alma enferma por causa do pecado.

Você consegue imaginar como seriam os escritos de Paulo, se ele tivesse sido tão irresponsável quanto a nossa geração de pregadores ao proclamar o poder magnífico e a beleza do sangue de Jesus? Infelizmente o que temos atualmente é um evangelho sem sangue... um falso evangelho recheado de psicologia humana e submerso em palavras escritas por homens vaidosos que, com a mente obscurecida pelo desejo de fama e status, apresentam-se perante a congregação como criaturas infalíveis em seus discursos de auto afirmação na busca de honrarias e glórias vindas da parte de outras pobres e cegas criaturas, sem reconhecerem com humildade que, sem o sangue de Jesus, qualquer homem não passa de uma miserável criatura condenada ao inferno!

Porém, cabe ao fiel cristão permanecer debaixo desta fonte de onde ainda jorra o sangue que nos faz justos perante o grande Juiz! Esta fonte de sangue que sai das veias do Emanuel, o Deus conosco, ainda pode te lavar de toda impureza!

Hoje, pela graça de Deus, iremos falar sobre algumas (entre as inúmeras) bênçãos distintas e diretas que nos são concedidas através do sangue de Jesus!

Pelo sangue de Jesus temos a remissão dos pecados, ou seja, somos absolvidos de nossas culpas!

(Mateus 26:28) - ...isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

Hebreus 9:22 ainda nos diz que “...sem derramamento de sangue não há remissão” de pecados.

Pelo sangue de Jesus temos a redenção:

(Efésios 1:7) - Em quem temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.

A graça de Deus e tão transbordante que por Sua bondade Ele tirou todos os nossos pecados por meio do sangue do seu Filho, por quem somos salvos!

Pelo sangue de sangue de Jesus Cristo fomos reconciliados com Deus:

(Colossenses 1:20) - ...havendo por ele feito a paz pelo sangue da sua cruz, por meio dele reconciliasse consigo mesmo todas as coisas, tanto as que estão na terra, como as que estão nos céus.

Paulo está dizendo que foi por meio de Jesus Cristo que Deus abriu um caminho para que o homem pudesse ir à Ele, pois a morte de Cristo na cruz pode trazer ao pecador a paz com Deus através de seu sangue.

Pelo sangue de Jesus somos justificados:

(Romanos 5:8) - Mas Deus prova o seu amor para conosco, em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.
(Romanos 5:9) - Logo muito mais agora, tendo sido justificados pelo seu sangue, seremos por ele salvos da ira.

Observe neste versículo que a expressão “prova o seu amor” está no tempo presente enquanto que “morreu por nós” no tempo passado. O tempo presente implica que esse “provar” é um ato contínuo do amor de Deus! Por outro lado, quando Paulo diz “morreu por nós”, implica que a morte de Cristo aconteceu de uma vez por todas e não será repetida, conforme está escrito em 1ª Pedro 3:18 que “Cristo morreu, uma única vez, pelos pecados, o Justo pelos injustos, para conduzir-vos a Deus.”

O versículo 9 nos afirma que somos “justificados pelo sangue”. Ou seja, pelo sangue de Jesus Cristo somo declarados inculpáveis!

Pelo sangue de Jesus temos nossa consciência purificada:

(Hebreus 9:13) - Porque, se o sangue dos touros e bodes, e a cinza de uma novilha esparzida sobre os imundos, os santifica, quanto à purificação da carne,
(Hebreus 9:14) - Quanto mais o sangue de Cristo, que pelo Espírito eterno se ofereceu a si mesmo imaculado a Deus, purificará as vossas consciências das obras mortas, para servirdes ao Deus vivo?

O Espírito eterno é o próprio Deus que é Espírito, e é lógico que é Santo... Espírito Santo. A contaminação espiritual de alguém é interna e não externa, pois Jesus mesmo disse em Mateus 15:11,18-20:

(Mateus 15:11) - O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem.
(Mateus 15:18) - Mas, o que sai da boca, procede do coração, e isso contamina o homem.
(Mateus 15:19) - Porque do coração procedem os maus pensamentos, mortes, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos e blasfêmias.
(Mateus 15:20) - São estas coisas que contaminam o homem; mas comer sem lavar as mãos, isso não contamina o homem.

Porém amado ouvinte, o sangue de Jesus tem o poder de purificar a mente e a alma do homem. Paulo conclama não somente aos hebreus, mas também a nós, a termos uma consciência livre das normas, das regras e dos estatutos religiosos, e nos apegarmos a Cristo e ao Seu precioso sangue, pelo qual somos purificados.

Meu amado, não pense que pelo fato de ser membro de uma denominação religiosa, ter uma carteirinha de membro, ter um cargo seja de diácono, presbítero, evangelista, pastor, apóstolo ou seja lá o que você é na sua igreja, você já está pronto para entrar no céu! É aí que muitos se enganam! Sem arrependimento de pecados e a purificação destes pecados pelo precioso sangue de Jesus estamos todos perdidos! É o sangue de nosso Salvador Jesus que remove e purifica a nossa consciência das obras mortas.

Pelo sangue temos acesso à presença de Deus:

(Hebreus 10:19) - Tendo, pois, irmãos, ousadia para entrar no santuário, pelo sangue de Jesus,
(Hebreus 10:20) - Pelo novo e vivo caminho que ele nos consagrou, pelo véu, isto é, pela sua carne.

Neste texto Paulo nos afirma que por causa do sangue de Jesus, nós agora podemos ir diretamente até dentro do Santo dos Santos, onde Deus está. Este é o caminho novo, recém-aberto e vivificante que Cristo nos franqueou ao ter o seu corpo rasgado naquela cruz para nos dar acesso à presença santa de Deus. Não outro caminho de acesso à Deus, a não ser pelo sangue de Jesus!

Nós podemos nos aproximar do Senhor até com ousadia, com total confiança, pois a justiça que possuímos é de Cristo e não nossa, visto que “todas as nossas justiças como [trapo] da imundícia” conforme Isaías 64:6. Para que os homens possam se aproximar de um governante são necessário vários protocolos... vários agendamentos. No entanto, mediante o sangue de Cristo, temos acesso imediato e perpétuo ao próprio Deus!

É pelo sangue de Jesus que chegamos perto de Deus:

(Efésios 2:13) - Mas agora em Cristo Jesus, vós, que antes estáveis longe, já pelo sangue de Cristo chegastes perto.

Aqui, Paulo está dizendo que agora nós pertencemos a Cristo e, ainda que antigamente estivéssemos distante de Deus, agora foram trazidos para próximo dele através do sangue de Jesus Cristo.

Em Seu sangue, Jesus nos lavou de nossos pecados:

(Apocalipse 1:5) - ...Jesus Cristo, que é a fiel testemunha, o primogênito dentre os mortos e o príncipe dos reis da terra. Àquele que nos amou, e em seu sangue nos lavou dos nossos pecados.

Somos santificados pelo sangue de Jesus:

(Hebreus 13:12) - E por isso também Jesus, para santificar o povo pelo seu próprio sangue, padeceu fora da porta.

Somos purificados pelo sangue de Jesus:

(1ª João 1:7) - Mas, se andarmos na luz, como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo, seu Filho, nos purifica de todo o pecado.

O sangue de Jesus nos propriedades de Deus:

(Atos 20:28) - Olhai, pois, por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.

Para que nos tornássemos propriedades de Jesus, Ele mesmo nos comprou... nos resgatou com o Seu próprio sangue, conforme está escrito em 1ª Pedro 1:18,19 de diz:

(1ª Pedro 1:18) - Sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver que por tradição recebestes dos vossos pais,
(1ª Pedro 1:19) - Mas com o precioso sangue de Cristo, como de um cordeiro imaculado e incontaminado.

Portanto, somos propriedade do Senhor!

O apóstolo João nos afirma que com o Seu sangue, Jesus comprou todos os salvos em toda tribo, língua, povo e nação:

(Apocalipse 5:9) - E cantavam um novo cântico, dizendo: Digno és de tomar o livro, e de abrir os seus selos; porque foste morto, e com o teu sangue compraste para Deus homens de toda a tribo, e língua, e povo, e nação.

Veja: Um novo cântico celebra a obra redentora de Jesus na cruz do Calvário. Cristo é digno de abrir o livro, visto que Ele foi morto na cruz, comprando, com o Seu sangue, crentes de todas as nações!

Temos vitória pelo sangue de Jesus:

(Apocalipse 12:11) - E eles o venceram pelo sangue do Cordeiro e pela palavra do seu testemunho; e não amaram as suas vidas até à morte.

A disposição de dar testemunho acerca das Verdades Escriturísticas é no verdadeiro crente, infinitamente maior do que o medo da morte! Veja que João diz: “eles o venceram...” Venceram a quem? Venceram ao próprio satanás, pois no versículo anterior, o versículo 10 diz que “o acusador de nossos irmãos é derrubado, o qual diante do nosso Deus os acusava de dia e de noite” (Apocalipse 12:10).

Meu amado, é por causa do Evangelho puro e simples de Jesus Cristo que o acusador se levanta contra nossas vidas! É o nosso firme testemunho que damos, mesmo que seja diante morte, que faz satanás ficar irado!

Por isso eu te aconselho que não amemos nossa postura social, nem o cargo dentro da denominação, nem a ninguém, nem mesmo a nossa própria vida, mais do que a Palavra de Deus, pois pelo sangue de Jesus Cristo somos vencedores!

Digam comigo agora: “a vitória é nossa pelo sangue de Jesus!”.

É pelo sangue de Jesus Cristo que temos a remissão dos pecados, que somos redimidos...
Que somos reconciliados com Deus...
Que somos justificados.
É o sangue de Jesus que remove as obras mortas de nossa consciência.
É pelo sangue do Salvador que nossas vestes espirituais são branqueadas!
É por este sangue carmesim que temos acesso ao céu...
É o sangue de Jesus que nos concede ousadia para nos aproximarmos de Deus...
É o sangue que nos liberta de toda escravidão... que nos santifica... que nos purifica!
Pelo sangue de Jesus somos feitos propriedades de Deus...
É pelo sangue que temos comunhão com os demais verdadeiros filhos de Deus...
É pelo sangue de Jesus, que mesmo sendo levados à morte, somos mais do que vencedores.

Amado ouvinte, dileto irmão em cristo! Este sangue continua purificando todos aqueles que aceitam e confessam a Jesus Cristo como único Senhor e Salvador de suas vidas!

Não há outra maneira de se salvar a não ser pelo sangue de Jesus, que purifica, limpa, liberta e leva para os céus. Vivamos debaixo deste sangue para que a morte não chegue até nós. Esta é a nossa redenção porque não poderíamos de maneira alguma pagar pelos nossos pecados.

Que o Espírito Santo plante a semente da Sua Palavra em teu coração e brote frutos de salvação para a glória de Deus! Amém!

Nenhum comentário: