domingo, 17 de março de 2019

DUAS CLASSES DE PESSOAS

Queridos irmãos,

Nesta tarde eu gostaria de trazer uma reflexão bíblica a respeito de duas sementes: uma plantada por Deus e a outra plantada pelo maligno. Estas duas sementes refletem em duas classes de pessoas existentes!

Como já dissemos em programas anteriores: Nosso objetivo é tão somente transmitir o “está escrito” sem utilizarmos da nossa vã interpretação... de nossa falível mente humana... sem tirar ou acrescentar nada das Santas Escrituras, mas sim, apresentar a Bíblia como ela é! O aposto Pedro já nos afirma na sua 2ª carta 1:20, que “...nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.”

Tentaremos pelo Espírito de Deus, identificar estas duas classes de pessoas em Sua santa Palavra!

Paulo escrevendo aos Hebreus 4:12, nos afirma que...

...a palavra de Deus é viva e eficaz, e mais penetrante do que espada alguma de dois gumes, e penetra até à divisão da alma e do espírito, e das juntas e medulas, e é apta para discernir os pensamentos e intenções do coração. (Hebreus 4:12).

Veja: É a Palavra de Deus que nos faz entender que sempre existiram dois tipos de naturezas... duas classes de pessoas... que sempre existiram o joio e o trigo! É pela Palavra de Deus que se revele a classe de espírito que há em cada pessoa! É ela, a Palavra de Deus... a espada do Espírito que faz com que se manifeste os pensamentos e intenções do coração conforme acabamos de ler em Hebreus 4:12.

A Palavra de Deus nos mostra que sempre houve duas classes de pessoas... o joio e o trigo... Sempre houve os filhos do Diabo e os Filhos de Deus. Porém é interessante deixar claro que um filho do Diabo jamais poderá se tornar um filho de Deus e da mesma maneira um filho de Deus jamais poderá se tornar um filho do Diabo. Ambos são de origem e natureza diferentes!

O apóstolo João nos diz:

(1ª João 3:10) - Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.

Sabemos que a Bíblia que ela nos fala de ovelhas e de bodes (Mateus 25:32,33):

(Mateus 25:32) - E todas as nações serão reunidas diante dele, e apartará uns dos outros, como o pastor aparta dos bodes as ovelhas;
(Mateus 25:33) - E porá as ovelhas à sua direita, mas os bodes à esquerda.

A Bíblia também nos fala de árvores boas e árvores más (Mateus 7:17-20):

(Mateus 7:17) - Assim, toda a árvore boa produz bons frutos, e toda a árvore má produz frutos maus.
(Mateus 7:18) - Não pode a árvore boa dar maus frutos; nem a árvore má dar frutos bons.
(Mateus 7:19) - Toda a árvore que não dá bom fruto corta-se e lança-se no fogo.
(Mateus 7:20) - Portanto, pelos seus frutos os conhecereis.

A Bíblia ainda nos fala de trigo e de joio (Mateus 13:24-30):

(Mateus 13:24) - Propôs-lhes outra parábola, dizendo: O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
(Mateus 13:25) - Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.
(Mateus 13:26) - E, quando a erva cresceu e frutificou, apareceu também o joio.
(Mateus 13:27) - E os servos do pai de família, indo ter com ele, disseram-lhe: Senhor, não semeaste tu, no teu campo, boa semente? Por que tem, então, joio?
(Mateus 13:28) - E ele lhes disse: Um inimigo é quem fez isso. E os servos lhe disseram: Queres pois que vamos arrancá-lo?
(Mateus 13:29) - Ele, porém, lhes disse: Não; para que, ao colher o joio, não arranqueis também o trigo com ele.
(Mateus 13:30) - Deixai crescer ambos juntos até à ceifa; e, por ocasião da ceifa, direi aos ceifeiros: Colhei primeiro o joio, e atai-o em molhos para o queimar; mas, o trigo, ajuntai-o no meu celeiro.

A Bíblia também nos fala de vasos de honra e vasos de desonra (2ª Timóteo 2:20):

(2ª Timóteo 2:20) - Ora, numa grande casa não somente há vasos de ouro e de prata, mas também de pau e de barro; uns para honra, outros, porém, para desonra.

Do mesmo modo a Bíblia nos fala de filhos de Deus e filhos do Diabo (1ª João 3:10):

(1ª João 3:10) - Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.

Os filhos de Deus são gerados por Deus, claro! A Bíblia nos afirma os tais...

(João 1:13) - ...não nasceram do sangue, nem da vontade da carne, nem da vontade do homem, mas de Deus.

Pedro nos afirma isto em sua 1ª carta:

(1ª Pedro 1:23) - Sendo de novo gerados, não de semente corruptível, mas da incorruptível, pela palavra de Deus, viva, e que permanece para sempre.

A expressão “gerados de Deus” pode ser exemplificada com a vida natural: Nós estivemos nos lombos de nossos pais muito antes que nos manifestássemos (que nascêssemos) neste mundo. Um homem com capacidade para gerar, tem seus filhos em seus lombos até que pela relação sexual entre ele e sua esposa, estes filhos nasçam. Da mesma forma, os filhos de Deus também estavam em Deus desde o princípio e no tempo próprio, Ele os gerou por Sua santa Palavra, pois a Palavra de Deus é a semente incorruptível a qual gera Seus filhos.

Assim como nascemos naturalmente e trazemos a imagem e semelhança naturais de nossos pais, assim também nascemos no mundo espiritual, conforme está escrito em 1ª Coríntios 15:48,49 que diz:

(1ª Coríntios 15:48) - Qual o terreno, tais são também os terrestres; e, qual o celestial, tais também os celestiais.
(1ª Coríntios 15:49) - E, assim como trouxemos a imagem do terreno, assim traremos também a imagem do celestial.

Assim como somos semelhantes aos nossos pais terrenos, assim também somos semelhantes ao nosso Pai espiritual. Este é um mistério de dupla natureza: A natureza humana e a natureza espiritual!

Sabemos pelas Escrituras Sagradas que Adão não teve um pai terreno, pois Deus o gerou por Sua Palavra, criando-o a Sua imagem e semelhança, conforme está escrito em Gênesis 1:27, porém fazendo-o participante da carne e do sangue, visto que em Gênesis 2:7 vemos que “formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2:7).

Perceba que em Gênesis 1:27 Deus “Criou o homem” enquanto que em Gênesis 2:7 o Senhor “formou o homem do pó da terra”. Ou seja, Deus sendo espírito, criou Adão a sua imagem e semelhança... o Adão espírito...o ser que espírito assim como Deus é espírito. Porém para que Adão pudesse desfrutar das bênçãos do Éden neste mundo material seria necessário ter um corpo físico. Sendo assim, “formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, e soprou em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito alma vivente.” (Gênesis 2:7).

A prova de que Deus criou primeiro o Adão espírito (Gênesis 1:27) e depois formou do pó da terra... do barro um corpo para que colocasse dentro dele o espírito, é que em Gênesis 2:5 está escrito que...

(Gênesis 2:5) - ...toda a planta do campo que ainda não estava na terra, e toda a erva do campo que ainda não brotava; porque ainda o Senhor Deus não tinha feito chover sobre a terra, e não havia homem para lavrar a terra.

Percebe: Deus havia criado o homem espiritual, porém ainda não havia formado o Adão físico... o corpo físico para habitar aquele Adão espiritual. Por o texto de Gênesis 2:5 afirma que “não havia homem para lavrar a terra”, por ainda não existir o corpo físico.

Também é interessante sabermos que as palavras “formou o Senhor Deus o homem do pó da terra, nos mostra claramente Deus trabalhando como um oleiro, moldando com suas próprias mãos o barro para formar o homem do pó da terra. Aliás, em Jeremias 18:3,4 o profeta chama o Deus Criador de Oleiro.

O corpo do homem foi formado do pó da terra, enquanto o seu espírito veio do próprio “fôlego”... do próprio “sopro” de Deus... do próprio Deus o qual o criou a Sua imagem e semelhança. O homem é, literalmente, uma criatura de dois mundos; ambos, a terra e os céus, têm direitos sobre ele. Observemos as três declarações: “FORMOU o Senhor Deus o homem do pó da terra, e SOPROU em suas narinas o fôlego da vida; e o homem foi feito ALMA VIVENTE.” (Gênesis 2:7).

Ou seja, o Criador tomou aquele Adão espírito e soprou para dentro daquele vaso... para dentro daquele corpo de barro e o fez alma vivente, recebendo assim do Criador, poder de pensar e sentir... de se comunicar com Ele mesmo (com o Senhor), visto que o próprio Criador vinha falar com Adão quando “passeava no jardim pela viração do dia” (Gênesis 3:8)... O homem tinha inclusive poder de discernir e de distinguir... poder de escolha...

Vimos que o primeiro passo foi importantíssimo, mas o pó umedecido estava longe de ser um homem até que o segundo milagre se completasse. Deus comunicou a Sua própria vida à essa massa inerte de substâncias do barro que Ele havia dado forma. O fôlego divino permeou o material... o barro e o transformou em um ser vivente. Esta estranha combinação de pó e divindade deu lugar a uma criação maravilhosa. Como ser vivente, o homem estava destinado a revelar as qualidades do Criador e Doador da vida. (Mas isto é um assunto para outro programa, se assim o Senhor nos conceder).

Ao lermos Hebreus 2:14, vemos que nosso Senhor também se fez homem. Paulo aos hebreus nos diz que assim...

(Hebreus 2:14) - ...como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o Diabo.

VEJA: Paulo está dizendo que assim como os filhos de Deus têm um corpo de carne e sangue, Ele (o Senhor) também participou dessa condição humana, para que, por sua morte, derrotasse aquele que tem o poder da morte, isto é, o Diabo,

Que mistério maravilhoso! Assim como nós, os filhos de Deus somos pessoas de carne e sangue, Ele mesmo, o próprio Deus tomou parte na natureza humana. Ele fez isso para que, por meio da sua morte, pudesse destruir o Diabo, que tem poder sobre a morte! Glória a Deus.

É desta maneira que os filhos de Deus vêem: Espiritualmente são gerados pela Palavra de Deus e humanamente vêm de Adão, seu pai terreno, pois está escrito em 1ª Coríntios 15:22 que, “assim como todos morrem em Adão, assim também todos serão vivificados em Cristo”.

Todos os descendentes de Adão morrem por causa do pecado. Porém, em Cristo que é o último Adão, todos que crêem em Seu nome serão vivificados por causa de Sua Justiça. Pois “Assim está também escrito: O primeiro homem, Adão, foi feito em alma vivente; o último Adão em espírito vivificante”. (1ª Coríntios 15:45).

Compreendemos, portanto, pelas Escrituras, que os Filhos de Deus descendem de Adão, segundo a carne, e espiritualmente são gerados pela Palavra de Deus!

Mas agora surge uma pergunta: Então de onde vêem os filhos do Diabo?

Como já disse: Um filho do Diabo nunca poderá se tornar um filho de Deus e nem tão pouco m Filho de Deus se tornar um filho do Diabo. Porquanto, suas origens e suas naturezas são diferentes. Um lobo nunca poderá ser uma ovelha; da mesma forma uma ovelha jamais poderá se tornar um lobo! Ambos têm naturezas diferentes e não se mesclam em suas essências. A este respeito lemos na 1ª carta de João 3:10: “Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.”

Pode até acontecer de um Filho de Deus chegar a cair numa cilada do Diabo e cometer algum pecado. Da mesma forma pode até acontecer de um filho do Diabo imitar as coisas de Deus, disfarçando uma aparência de piedade e se misturando com os Filhos de Deus, visto que “o próprio Satanás se transfigura em anjo de luz”. (2ª Coríntios 11:14).

Inclusive os filhos do Diabo, os falsos apóstolos... obreiros fraudulentos, “transfigurando-se em apóstolos de Cristo”. (2ª Coríntios 11:13).

Ainda assim, ambos conservam em si mesmos suas diferentes naturezas: Filho de Deus será sempre Filho de Deus e filho do Diabo será sempre filho do Diabo! Podem inclusive chegarem a ser pastor, padre, missionário, profeta, bispo... Porém um dia será manifesto o que há dentro de cada um!!!

Amados ouvintes! O trigo sempre será trigo e o joio sempre será joio. Embora sejam muito parecidos, são duas sementes bem diferentes. Ambas vivem no mesmo campo e se alimentam da mesma chuva e do mesmo sol, pois Deus “faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos”, conforme está escrito em Mateus 5:45.

Embora estas duas sementes (trigo e joio) sejam diferentes, ambas vivem no mesmo campo e se alimentem da mesma chuva e do mesmo sol. Assim também é na vida espiritual! Sabemos que uma semente de milho nunca vai produzir feijão, mas sempre produzirá milho, conforme a sua espécie, como lemos em Gênesis 1:11:

(Gênesis 1:11) - E disse Deus: Produza a terra erva verde, erva que dê semente, árvore frutífera que dê fruto segundo a sua espécie, cuja semente está nela sobre a terra; e assim foi.

Esta mesma lei também se aplica na vida espiritual, conforme disse nosso Senhor Jesus Cristo:

(Lucas 6:43) - Porque não há boa árvore que dê mau fruto, nem má árvore que dê bom fruto.
(Lucas 6:44) - Porque cada árvore se conhece pelo seu próprio fruto; pois não se colhem figos dos espinheiros, nem se vindimam uvas dos abrolhos.

Portanto amados irmãos, o trigo sempre será trigo e o joio sempre será joio! Embora sejam duas sementes parecidíssimas, são completamente diferentes uma da outra no aspecto de seus frutos. Estas duas sementes (o trigo e o joio) vivem no mesmo campo e desfrutam da mesma chuva e do mesmo sol, conforme já dissemos, pois Deus “faz que o seu sol se levante sobre maus e bons, e a chuva desça sobre justos e injustos.” Conforme está escrito em Mateus 5:45.

Entretanto, são sementes diferentes as quais se reproduzem conforme o gênero de cada uma: Joio produz joio e trigo produz trigo! E isto acontece tanto na área das coisas naturais quanto na área espiritual.

Na parábola do trigo e do joio escrita no capítulo 13 de Mateus, lemos o seguinte nos versículos 1,2:

(Mateus 13:24) - ...O reino dos céus é semelhante ao homem que semeia a boa semente no seu campo;
(Mateus 13:25) - Mas, dormindo os homens, veio o seu inimigo, e semeou joio no meio do trigo, e retirou-se.

Este homem que semeia a boa semente representa o Filho do Homem plantando os filhos do Reino. O outro semeador que plantou o joio no meio do trigo representa o Diabo, o qual também plantou seus filhos. Veja: Tanto Deus quando quanto o Diabo tem plantado (gerado) seus filhos, porém toda planta que o Pai celestial não plantou será arrancada, conforme está escrito em Mateus 15:13. Vimos, portanto, que existem dois semeadores e duas sementes diferentes, embora sejam muito parecidas uma com a outra!

Querido irmão, o Diabo, que é o inimigo, sabendo que não podia alterar a natureza original representada na semente do trigo, tratou de introduzir sua própria semente no campo do Senhor... e uma semente muito parecida com a semente que o Senhor plantou! Estas duas sementes crescem juntas pelo mundo a fora. Embora estas duas sementes sejam parecidas uma com a outra e cresçam juntas, elas estão separadas pelo gênero de cada uma, pois são de naturezas diferentes. Elas podem até nascer, crescer e viverem juntas, porém o trigo sempre produzirá trigo e o joio sempre produzirá joio. Cada semente se reproduzirá conforme o seu gênero! O apóstolo João sabendo disto, escreveu na sua 1ª carta, no capítulo 3, versículo 9 e 10 o seguinte:

(1ª João 3:9) - Qualquer que é nascido de Deus não comete pecado; porque a sua semente permanece nele; e não pode pecar, porque é nascido de Deus.
(1ª João 3:10) - Nisto são manifestos os filhos de Deus, e os filhos do Diabo. Qualquer que não pratica a justiça, e não ama a seu irmão, não é de Deus.  

A semente de Deus não pode ser alterada. Ela pode até permanecer (por enquanto) junta com a outra semente diferente, porém sempre conservará sua natureza original, porque tem sido gerada de Deus. Esta semente tem as características de seu Pai que o plantou.

Os filhos de Deus tiveram sua origem em Deus, e os filhos do Diabo tiveram sua origem no Diabo. O Diabo, por seu turno, tem semeado sua semente neste mundo. Agora, se os filhos de Deus procedem espiritualmente de Deus e no natural descendem de Adão, então fica claro que os filhos do Diabo procedem espiritualmente do Diabo assim também como no sentido carnal, também têm sua origem no Diabo, como é o caso de Caim, que era do maligno. Este é o motivo pelo qual nosso Senhor Jesus Cristo deixou claro que aqueles homens (entre eles os sacerdotes religiosos) eram filhos do Diabo. Leiamos o que Jesus disse aos tais:

(João 8:44) - Vós tendes por pai ao Diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai. Ele foi homicida desde o princípio, e não se firmou na verdade, porque não há verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira.

Aqueles homens, embora se dissessem descendentes de Abraão e filhos de Deus, nosso Senhor Jesus Cristo deixou claro que eles eram filhos do Diabo e não de Deus, pois o Diabo é homicida desde o princípio. Lemos no versículo 37 deste mesmo capítulo 8 de João, Jesus dizendo que eles queriam matá-lo porque a Sua Palavra não entrava neles.

Esta mesma semente maligna e assassina estava em Caim. Caim era filho do Diabo. Leiamos o que está escrito em 1ª João 3:12:

(1ª João 3:12) - ...Caim, que era do maligno, ...matou a seu irmão. E por que causa o matou? Porque as suas obras eram más e as de seu irmão, justas.

Vimos, portanto, pelas Escrituras Sagradas que assim como Deus tem Sua semente, o Diabo também tem a sua. Assim como Deus tem Seus Filhos, o Diabo também tem os seus. Isto é algo incontestável. A semente do Diabo, a antiga serpente, começou a semear a sua semente maldita lá no princípio, no Jardim do Éden. No Éden, no mesmo campo, estavam lá as duas sementes: Caim e Abel. Caim, filho do Diabo e Abel filho de Deus... o joio e o trigo! Foi lá no Éden, no Paraíso de Deus que Caim deu uma nítida demonstração de sua filiação ao matar seu irmão Abel. Por isso o apóstolo João, por divina revelação, escreveu que “Caim, que era do Maligno, e matou a seu irmão.” (1ª João 3:12).

Por outro lado, as Escrituras Sagradas também deixam claro que Abel descendia espiritualmente de Deus e naturalmente de Adão, é tanto que o mesmo apóstolo João o declara um homem justo diante de Deus. Ao contrário de Caim que é identificado na Bíblia como filho do Diabo.

E você caro irmão... caro ouvinte?...
Quem é você?
Quais são as suas obras?
De onde se originou esta semente?
Que tipo de frutos você tem dado?
Quem te plantou? Deus ou o Diabo?
Você é trigo ou é joio?

Que Deus em Cristo nos abençoe!

Amém.
.............................
Mensagem pregada no Programa Palavra Verdadeira

Nenhum comentário: