domingo, 4 de novembro de 2018

ANALISANDO GÊNESIS 1:26


E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Gênesis 1:26).

Encontramos neste texto, Deus falando de Si mesmo no plural quando Ele diz “Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança...”.

Muitos cristãos tomam esta passagem bíblica para tentarem fundamentar a doutrina da trindade, dizendo que neste versículo estão as três pessoas da suposta trindade: o “Deus Pai” (a 1ª pessoa) estava falando com Jesus, o “Deus Filho” (a 2ª pessoa) e com o “Deus Espírito Santo” (a 3ª pessoa). Porém, em lugar nenhum o texto dá margem para tão absurda interpretação.

Em nenhum momento o verbo no plural “Façamos” em Gênesis 1:26, está identificando uma trindade? Será que quando Deus diz “à nossa imagem, conforme a nossa semelhança”, Ele está falando com Jesus e com o Espírito Santo? Absolutamente não! Até por que o escritor de Gênesis nem conhecia tal ensinamento! Aliás, em lugar nenhum do Velho Testamento não encontramos qualquer vestígio de concordância bíblica confirmando esta tal doutrina da trindade!

Qualquer dedução ou interpretação de que outros seres celestiais tenham tomado parte na criação do homem, é completamente alheia ao capítulo 1º de Gênesis como um todo, visto que a Bíblia não pode se chocar e nem tão pouco pode se contradizer. Ainda assim lemos em Isaías 44:6 e 24 o próprio Deus afirmando que Ele é o primeiro e o último e que fora Dele não há outro Deus:

Isaías 44:6 - Assim diz o Senhor, Rei de Israel, seu Redentor, o Senhor dos exércitos: Eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
Isaías 44:24 - Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra (quem estava comigo?).

O Eterno Deus ainda confirma isto em Isaías 45:5,6:

Isaías 45:5 - Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus...
Isaías 45:6 - Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.

As pessoas que defendem o ensinamento da suposta trindade atribuem existir mais de uma de uma pessoa em algumas palavras que expressam pluralidade, sem ao menos olharem para o adjetivo no singular, ou as regras gramaticais!

Repitamos o texto de Gênesis 1:26:

E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra. (Gênesis 1:26).

Veja que em textos como esse, muitas pessoas acabam aderindo a idéia de que realmente se refere a uma pluralidade de pessoas. Mas será que realmente o texto está se referindo a mais de uma pessoa? Claro que não! Se analisarmos com cautela o versículo seguinte (Gênesis 1:27), veremos quem de fato fez o homem! Leiamos Gênesis 1:27:

E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou. (Gênesis 1:27).

Veja: O texto bíblico afirma categoricamente que foi apenas um só Deus quem criou o homem à sua imagem. O texto diz: “criou Deus”, no singular.

Na verdade o Deus Todo Poderoso usa o plural majestático, conforme Gênesis 1:26, referindo-se aos atributos de sua única Pessoa, conforme está bem expresso em Genesis 1:27. Portanto, em nenhum momento o texto está afirmando que existe uma pluralidade de pessoas, pois não há registros bíblicos para tal. Forçar a interpretação do texto de Gênesis 1:26 para dizer que há uma pluralidade de pessoas, seríamos no mínimo neófitos mediante tantas Escrituras que sustentam essa unidade absoluta na criação. Além dos textos que já citamos, como Isaías 44:6,24 e Isaías 45:5,6, vejamos ainda o que está escrito em Isaías 45:18:

Porque assim diz o Senhor, que criou os céus, o Deus que formou a terra, que a fez e a estabeleceu, não a criando para ser um caos, mas para ser habitada: Eu sou o Senhor e não há outro. (Isaías 45:18).

Agora sejamos sinceros: “O Senhor criou... formou” é plural ou singular? Veja o abismo em que muitos caem, na maioria das vezes por não terem humildade o bastante para reconhecer seus erros... seus equívocos! Além disso, o Eterno ainda afirma que é o Senhor e fora dele não há outro.

Vamos repetir o texto de Isaías 44:24:

Assim diz o Senhor, teu Redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra (quem estava comigo?). (Isaías 44:24).

Em outra tradução lemos “...Eu sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo”.

Por favor, sejamos sinceros diante de Deus! Você está vendo a participação de outra pessoa na criação? Deus disse no singular: “Eu sou o Senhor que faço todas as coisas, que sozinho estendi os céus, e espraiei a terra (quem estava comigo?). Veja: “sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo”. Não existe em nenhum lugar das Escrituras um texto afirmando que havia mais alguém com Deus criando com Ele.

Essa mesma regra se aplica para outro texto em que os trinitarianos também usam para defender a doutrina das pessoas na unidade: Gênesis 11:7 onde está escrito o seguinte:

(Gênesis 11:7) - Eia, desçamos e confundamos ali a sua língua, para que não entenda um a língua do outro.

Porém no versículo seguinte (Gênesis 11:8), o sujeito está no singular apontando para um único Deus. Leiamos Gênesis 11:8:

(Gênesis 11:8) - Assim o Senhor os espalhou dali sobre a face de toda a terra; e cessaram de edificar a cidade.

Veja atentamente como está escrito em Gênesis 11:8: o Senhor [e não os Senhores] os espalhou”. Observe que as regras são as mesmas para Gênesis 1:26,27. Estas regras se mantêm intactas.

Está claro que não há fundamentação bíblica para sustentar a doutrina das três pessoas na unidade, a suposta santíssima trindade!

Ora! Se toda palavra que estivesse no plural representasse mais de uma pessoa, Daniel seria duas ou três pessoas. Se não, vejamos o texto:

(Daniel 2:36) - Este é o sonho; também a sua interpretação diremos na presença do rei.

Veja que o texto está escrito no plural: “a sua interpretação diremos na presença do rei:”

Sendo Daniel uma única pessoa, ele conta o sonho e a interpretação do sonho para rei Nabucodonosor, porém a sua expressão é “diremos”. A simplicidade do texto nos apresenta um plural majestático e não uma pluralidade de pessoas, visto que Daniel era apenas um ser e não dois ou três seres!

Afirmamos, portanto, mais uma vez, que quando o texto de Gênesis 1:26 diz “Façamos”, não está apresentando uma pluralidade de pessoas, mas sim, a pluralidade da majestade de Deus... a plenitude da Sua força... a soma dos poderes manifestados por Deus. É tanto que quando analisamos todo o contexto deste 1º capítulo de Gênesis e não apenas um só versículo isolado, vemos que as expressões do escritor de Gênesis concernentes à criação, sempre estão no singular, referindo-se apenas a um único Deus e não a três Deuses: “criou Deus”, “e disse Deus”, “e viu Deus”, “e Deus chamou”, “e fez Deus”, “e Deus criou”, “e Deus os abençoou”... enfim! As Escrituras referem-se apenas a um Ser Divino... a um Deus como o Criador de todas as coisas!

Para termos uma idéia desta pluralidade da majestade de Deus, perceba quando eu começo o programa eu sempre digo que “estamos iniciando mais um programa...”. Porém isso não significa dizer que há mais alguém apresentando o programa comigo, visto que eu estou sozinho! Quando digo no plural “estamos iniciando” eu estou logicamente me referindo ao poder de alcance da minha voz... da minha palavra através das ondas sonoras e não porque tenha mais alguém aqui comigo apresentando o programa!

Querido ouvinte, os que defendem o ensinamento de que Deus é três pessoas e ao mesmo tempo estas três pessoas são um Deus, também usam os texto de Gênesis 3:22 (Eis que o homem é como um de nós); Gênesis 11:7 (desçamos e confundamos); Isaías 6:8 (A quem enviarei, e quem há de ir por nós?) e tantos outros para tentarem fundamentar tal preceito, porém sem nenhuma lógica ou fundamentação bíblica!

Meus irmãos, qualquer que se diz cristão jamais tentará afirmar aquilo que a Bíblia não diz e muito menos arriscará contradizer ou desfazer o que ela nos assegura! Além disso, a Bíblia nos garante a sua interpretação por ela mesma, de modo que nenhuma nova interpretação pode derrubar os marcos que já foram estabelecido por Cristo e muito menos qualquer outro fundamento pode ser posto. Todo ensinamento cristão deve estar amparado na revelação bíblica, na interpretação da Bíblia pela própria Bíblia, pois está escrito em 2ª Pedro 1:19, 20 que:

2ª Pedro 1:19 - ...temos, mui firme, a palavra dos profetas, à qual bem fazeis em estar atentos, como a uma luz que alumia em lugar escuro, até que o dia amanheça, e a estrela da alva apareça em vossos corações.
2ª Pedro 1:20 - Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.

Paulo, o apóstolo dos gentios, nos afirma em 1ª Coríntios 3:11, que “ninguém pode pôr outro fundamento além do que já está posto, o qual é Jesus Cristo.” (1ª Coríntios 3:11).

E em Efésios 2:20, o mesmo Paulo nos diz que estamos “Edificados sobre o fundamento dos apóstolos e dos profetas, de que Jesus Cristo é a principal pedra da esquina”. (Efésios 2:20).

Se esse ensinamento da suposta trindade... o ensinamento de que Deus é composto de três pessoas, fosse uma doutrina bíblica, com toda certeza tanto os profetas do Velho Testamento, quanto o nosso Senhor Jesus Cristo e os seus santos apóstolos teriam ensinado, confirmado e deixado claro e evidente no Novo Testamento! Porém nem os profetas, nem Jesus e nem os apóstolos nunca nem se que chegaram a sugerir... a dar a entender a existência de tal doutrina. A mesma não passa de uma heresia criada pela igreja romana!

Embora saibamos que a doutrina da trindade não passa de um dogma criado e imposto por homens, é interessante saber que o Dicionário Aurélio afirma que a trindade é o “dogma da união de três pessoas distintas em um só Deus”... é a uma “Divindade tríplice nas religiões pagãs”.

Irmãos amados, qualquer pessoa que se diz cristã e deseja servir ao Senhor fielmente, antes de aceitar qualquer doutrina, ela deve buscar nas Escrituras Sagradas a confirmação e a evidência de qualquer ensinamento cristão, num claro “assim diz o Senhor” e não se basear unicamente no que ouve de alguém! (inclusive de nós aqui no Programa Palavra Verdadeira).

Em lugar nenhum das Escrituras Sagradas iremos encontrar textos que afirmem que Deus se compõe de três pessoas distintas... 1ª pessoa, 2ª pessoa e 3ª pessoa como “Deus Pai”, “Deus Filho” e “Deus Espírito Santo”, e que ao mesmo tempo estas três pessoas são um Deus.

Agora sim, a Bíblia nos ensina claramente, tanto no Velho quanto no Novo Testamento que Deus é essencialmente um e não três. Vejamos alguns textos bíblicos:

Êxodo 8:10 – ...E Moisés disse: Seja conforme à tua palavra, para que saibas que ninguém há como o Senhor nosso Deus.
---------------
Êxodo 9:14 - Porque esta vez enviarei todas as minhas pragas sobre o teu coração, e sobre os teus servos, e sobre o teu povo, para que saibas que não há outro como eu em toda a terra.
---------------
Êxodo 20:3 - Não terás outros deuses diante de mim.
---------------
Deuteronômio 3:24 - ...que Deus há nos céus e na terra, que possa fazer segundo as tuas obras, e segundo os teus grandes feitos?
---------------
Deuteronômio 4:35 - A ti te foi mostrado para que soubesses que o Senhor é Deus; nenhum outro há senão ele.
---------------
DEUTERONÔMIO 4:39 - Por isso hoje saberás, e refletirás no teu coração, que só o Senhor é Deus, em cima no céu e em baixo na terra; nenhum outro há.
---------------
DEUTERONÔMIO 6:4 - Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.
---------------
DEUTERONÔMIO 32:39 - Vede agora que eu, eu o sou, e mais nenhum deus há além de mim...
---------------
1º SAMUEL 2:2 - Não há santo como o Senhor; porque não há outro fora de ti; e rocha nenhuma há como o nosso Deus.
---------------
2º REIS 19:15 - O Senhor Deus de Israel, que habitas entre os querubins, tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra.
---------------
2º Reis 19:19 - Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, te suplico, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra que só tu és o Senhor Deus.
---------------
1º CRÔNICAS 17:20 - Senhor, ninguém há como tu, e não há deus fora de ti, segundo tudo quanto ouvimos com os nossos ouvidos.
---------------
Salmos 86:10 - Porque tu és grande e fazes maravilhas; só tu és Deus.
---------------
ISAÍAS 37:16 - O Senhor dos Exércitos, Deus de Israel, que habitas entre os querubins; tu mesmo, só tu és Deus de todos os reinos da terra; tu fizeste os céus e a terra. 
---------------
Isaías 37:20 - Agora, pois, ó Senhor nosso Deus, livra-nos da sua mão; e assim saberão todos os reinos da terra, que só tu és o Senhor.
---------------
Isaías 42:8 - Eu sou o Senhor; este é o meu nome; a minha glória, pois, a outrem não darei, nem o meu louvor às imagens de escultura.
---------------
ISAÍAS 43:10 - Vós sois as minhas testemunhas, diz o Senhor, e meu servo, a quem escolhi; para que o saibais, e me creiais, e entendais que eu sou o mesmo, e que ANTES de mim deus nenhum se formou, e DEPOIS de mim nenhum haverá.
---------------
ISAÍAS 43:11 - Eu, eu sou o Senhor, e fora de mim não há salvador.
---------------
ISAÍAS 44:6 - Assim diz o Senhor, Rei de Israel, e seu Redentor, o Senhor dos Exércitos: eu sou o primeiro, e eu sou o último, e fora de mim não há Deus.
---------------
Isaías 44:8 - ...Porventura há outro deus fora de mim? não, não há outra rocha que eu conheça.
---------------
ISAÍAS 44:24 - Assim diz o Senhor, teu redentor, e que te formou desde o ventre: Eu sou o Senhor que faço tudo, que sozinho estendo os céus, e espraio a terra por mim mesmo.
---------------
ISAÍAS 45:5 - Eu sou o Senhor, e não há outro; fora de mim não há Deus...
---------------
ISAÍAS 45:6 - Para que se saiba desde o nascente do sol, e desde o poente, que fora de mim não há outro; eu sou o Senhor, e não há outro.
---------------
Isaías 45:14 - ...Deveras Deus está em ti, e não há nenhum outro Deus.
---------------
ISAÍAS 45:18 - Porque assim diz o senhor que tem criado os céus, o Deus que formou a terra, e a fez; ele a confirmou, não a criou vazia, mas a formou para que fosse habitada: eu sou o Senhor e não há outro.
---------------
Isaías 45:21 - Anunciai, e chegai-vos, e tomai conselho todos juntos; quem fez ouvir isto desde a antiguidade? Quem desde então o anunciou? Porventura não sou eu, o Senhor? pois não há outro Deus senão eu; Deus justo e salvador não há além de mim.
---------------
ISAÍAS 45:22 - Olhai para mim, e sereis salvos, vós, todos os termos da terra; porque eu sou Deus, e não há outro.
---------------
Isaías 48:11 - Por amor de mim, por amor de mim o farei, porque, como seria profanado o meu nome? E a minha glória não a darei a outrem.
---------------
ISAÍAS 48:12 - Dá-me ouvidos, ó Jacó, e tu, ó Israel, a quem chamei; eu sou o mesmo, eu o primeiro, eu também o último.
---------------
OSEÍAS 13:4 - Todavia, eu sou o Senhor teu Deus desde a terra do Egito; portanto não reconhecerás outro deus além de mim, porque não há salvador senão eu.
---------------
JOEL 2:27 - E vós sabereis que eu estou no meio de Israel, e que eu sou o Senhor vosso Deus, e que não há outro; e o meu povo nunca mais será envergonhado.
---------------
ROMANOS 3:30 - Visto que Deus é um só...
---------------
1ª CORÍNTIOS 8:4 - ...não há outro Deus, senão um só.
---------------
1ª Coríntios 8:6 - Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.
---------------
GÁLATAS 3:20 - Ora, o medianeiro não o é de um só, mas Deus é um.
---------------
Efésios 4:6 - Um só Deus e Pai de todos, o qual é sobre todos, e por todos e em todos vós.
---------------
1ª TIMÓTEO 2:5 - Porque há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Jesus Cristo homem.
---------------
TIAGO 2:19 - Tu crês que há um só Deus; fazes bem. Também os demônios o crêem, e estremecem.

Queridos irmãos, embora tanto o Velho quanto o Novo Testamento nos ensine com clareza que Deus é essencialmente um, vale afirmar que toda a plenitude deste Deus habita corporalmente em Jesus Cristo, conforme está escrito em Colossenses 2:9. Preste atenção que a afirmação de Paulo está no presente: “habita” e não no passado, “habitou”.

Infelizmente alguns irmãos citam o texto de Gênesis 1:26 fora de contexto para tentarem provar a existência de três seres... de três pessoas na Divindade.

Irmãos queridos, com já dissemos, um ensinamento bíblico só pode ser verdadeiro se estiver fundamentado coerentemente na Palavra de Deus. Por isso a resposta a todas as contestações levantadas contra a verdade de que DEUS É UM e não TRÊS só podem ser compreendidas plena e harmoniosamente com toda a Bíblia Sagrada e não apenas com versículos de fora de contexto!

Se você é um cristão e biblicamente compreende e aceita que Jesus é Deus e ao mesmo tempo é homem, é importante também você compreender que em alguns momentos nas Escrituras Ele (Jesus) fala e age como homem e em outros momentos Ele fala e age como Deus, correto?! Porém é necessário ter o discernimento para fazermos distinção entre o Espírito que habitava nele (que é Deus) e a carne (o corpo) e não uma distinção de pessoas de Deus, como se o Pai (que é Espírito) fosse uma pessoa, e Jesus (que é o Filho), fosse outra pessoa. Isso não tem lógica à luz da Bíblia, visto que o próprio Senhor Jesus disse em João 10:30 - Eu e o Pai somos um.

Agora veja que conforme João 4:24 e 2ª Coríntios 3:17, Deus é Espírito. E como Espírito Deus não tem carne e nem ossos. Por isso, para se manifestar aos homens como Salvador e para poder derramar sangue em uma cruz, Ele necessitou de habitar em um corpo o qual Ele mesmo gerou esse corpo no ventre de Maria conforme está escrito em Mateus 1:18. Daí, tendo sido Ele mesmo quem gerou aquele corpo, Ele (Deus) recebeu o título de Pai, pois todo aquele que gera recebe o título de Pai assim como todo aquele que é gerado também recebe o título de Filho. Ficou entendido?... O Pai (que é o Espírito, e Espírito Santo, claro) gerou no ventre de Maria um corpo para habitar nele, e esse corpo uma vez tendo sido gerado, é claro que recebeu o título de Filho. Ou seja, o Pai (que é o Espírito Santo) habitou no Filho (que era o corpo). Por isso Jesus disse em João 10:30:

João 10:30 - Eu e o Pai somos um.

Portanto, é necessário termos entendimento quando lemos um texto com relação a Jesus, para compreendermos se o texto descreve Jesus em Seu papel como Deus ou em Seu papel como homem, ou como ambos! Lembremos que Jesus tem uma dupla natureza: a humana e a Divina.

É importante ainda atentarmos para quando lemos um texto onde existe um plural em relação a Deus, devemos vê-lo com uma pluralidade de papeis ou relações com a humanidade, e não como uma pluralidade de pessoas, visto que existe apenas uma pessoa na divindade e não três.

É interessante ainda lembrar que os escritores do Novo Testamento não tinham nenhum conceito sobre essa doutrina da suposta trindade, visto que estes escritores vieram de uma crença judia a qual era estritamente monoteísta, ou seja, eles criam que Deus é um só.

Ora! Se Deus fosse uma trindade, com certeza o apóstolo Paulo, que recebeu o Evangelho diretamente de Jesus Cristo ressuscitado (Gálatas 1:11,12) e que escreveu a maior parte dos fundamentos teológicos da igreja primitiva, teria ensinado e defendido esse conceito. No entanto não encontramos tal ensinamento nos escritos de Paulo, nem nas demais cartas e nem nos Evangelhos.

Mas aí você pode continuar teimando em questionando e me perguntar: Mas então o que dizer de Gênesis 1:26 – “Façamos o homem à nossa imagem”?

Porque neste versículo aparece um pronome plural para Deus? Antes de responder, notemos que a Bíblia usa pronomes singulares para Deus centenas de vezes como é o caso do capítulo 9 deste mesmo livro de Gênesis. Se atentarmos, veremos que em Gênesis 1:27, o escritor aplica o singular para demonstrar como Deus de fato é um. Leiamos como está escrito Gênesis 1:27:

Gênesis 1:27 - E criou Deus o homem à sua imagem...

Quando olhamos para a criatura à luz deste versículo, a qual é a imagem de Deus, vemos que assim como Deus, o homem também tem uma única personalidade e vontade! Assim como Deus que o criou, o homem também é uma única pessoa em toda a maneira, personalidade e vontade!

De maneira nenhuma Gênesis 1:26 está apresentando um plural tríplice de Deus! Na verdade a palavra “`asah” foi traduzida erradamente para façamos, visto que a palavra “`asah” não é plural. Ela se traduz como “fazer” ou “fez”. É tanto que em outros versículos esta mesma palavra (“`asah”) está traduzida no singular e não no plural.

Suponho que um dos motivos pela qual a palavra “`asah” aparece incorretamente traduzida no plural como “façamos”, é porque Elohim é plural e significa deuses, contudo não significa que são três pessoas distintas, e sim, que são atributos de um único Deus. Isto significa que Deus tem várias maneiras de se manifestar entre o povo e não que Ele é mais de um Deus! Por exemplo:

JEOVÁ-TSIDKENU – O SENHOR JUSTIÇA NOSSA:
(Jeremias 23:6) - Nos seus dias Judá será salvo, e Israel habitará seguro; e este será o seu nome, com o qual Deus o chamará: o Senhor justiça nossa.

JEOVÁ-SHALOM – O SENHOR É A PAZ E ENVIA A PAZ:
(Juízes 6:24) - Então Gideão edificou ali um altar ao SENHOR, e chamou-lhe: O SENHOR É PAZ; e ainda até o dia de hoje está em Ofra dos abiezritas.

JEOVÁ-RAAH – DEUS É NOSSO GUIA OU NOSSO PASTOR:
(Salmos 23:1) - O SENHOR é o meu pastor, nada me faltará.
(Salmos 23:2) - Deitar-me faz em verdes pastos, guia-me mansamente a águas tranqüilas.

JEOVÁ-RAPHA – DEUS É AQUELE QUE CURA:
(Êxodo 15:26) - E disse: Se ouvires atento a voz do SENHOR teu Deus, e fizeres o que é reto diante de seus olhos, e inclinares os teus ouvidos aos seus mandamentos, e guardares todos os seus estatutos, nenhuma das enfermidades porei sobre ti, que pus sobre o Egito; porque eu sou o SENHOR que te sara.

JEOVÁ-JIREH – DEUS É NOSSO PROVEDOR:
(Gênesis 22:14) - E chamou Abraão o nome daquele lugar: O SENHOR PROVERÁ; donde se diz até ao dia de hoje: No monte do Senhor se proverá.

JEOVÁ-SHAMMA – DEUS ESTÁ SEMPRE PRESENTE:
(Ezequiel 48:35) - Dezoito mil canas por medida terá ao redor; e o nome da cidade desde aquele dia será: o Senhor está ali.

JEOVÁ-NISSI – DEUS É NOSSA VITÓRIA OU NOSSA BANDEIRA:
(Êxodo 17:15) - E Moisés edificou um altar, ao qual chamou: O Senhor é minha bandeira.

E assim por diante... Isto quer dizer que Deus é um único Deus, porém com vários atributos! Portanto, o texto de Gênesis 1:26 não aponta para pluralidade de pessoas e muito menos uma suposta trindade!

Forçar brutalmente um texto bíblico para querer fundamentar uma doutrina que nem os profetas, nem os reis e nem patriarcas do Velho Testamento e muito menos nem Jesus e nem seus santos apóstolos no Novo Testamento jamais sequer insinuaram ou sugeriram tal doutrina, pode ser uma porta para o inferno.

Portanto, muito cuidado queridos irmãos, pois acrescentar ou tirar alguma palavra das Escrituras Sagradas, pode lhe trazer pragas, conforme está escrito em Apocalipse 22:18,19.

Além disso, o apóstolo Paulo ainda nos adverte que se eles mesmos (os apóstolos) ou um anjo do céu ou qualquer outra pessoa pregar outro evangelho além do que já está na Bíblia Sagrada, que seja anátema... que seja amaldiçoado. (Gálatas 1:8,9).

Portanto, queridos irmãos, como já falamos, a palavra “`asah”, que se traduz como “fez” e não “façamos” vem do singular. Por exemplo:

Gênesis 1:7 - E fez (`asah) Deus a expansão, e fez separação entre as águas que estavam debaixo da expansão e as águas que estavam sobre a expansão; e assim foi.

Gênesis 1:16 - E fez (`asah) Deus os dois grandes luminares: o luminar maior para governar o dia, e o luminar menor para governar a noite; e fez as estrelas.

Gênesis 6:22 - Assim fez (`asah) Noé; conforme a tudo o que Deus lhe mandou, assim o fez.

Sendo assim, a verdadeira expressão seria: “Fez Deus o homem segundo a sua imagem e semelhança” e não “Façamos o homem” como está escrito na maioria das traduções.

Que o Espírito Santo abra o seu entendimento para compreender e aceitar a Sua Santa Palavra!
Deus te abençoe com toda sorte de bênçãos espirituais em Cristo Jesus, nosso Senhor! Amém!

Nenhum comentário: