domingo, 11 de novembro de 2018

ACONTECIMENTOS ESCATOLÓGICOS

A paz do Salvador Jesus Cristo!

Hoje iremos, de forma resumida, sobre alguns acontecimentos escatológicos narrados nas Escrituras Sagradas. Para os amados ouvintes que não sabem o que é escatologia, podemos dizer que é o estudo dos acontecimentos do fim dos tempos descritos na Bíblia Sagrada. A palavra escatologia significa “estudo das últimas coisas”. O fim dos tempos é um tema que aparece em muitos livros da Bíblia o qual nos serve como advertência para estarmos preparados para o arrebatamento da igreja.

Portanto queridos ouvintes, hoje eu gostaria de compartilhar com os irmãos esta sequência de acontecimentos futuros, os quais são: arrebatamento, bodas do cordeiro, grande tribulação, fim do mundo, milênio e eternidade.

O arrebatamento será a tomada repentina do povo de Deus daqui da terra. Arrebatar quer dizer retirar, tirar de um lugar com violência, arrancar. O arrebatamento é uma promessa do próprio Senhor Jesus Cristo e isso acontecerá quando Ele vier para buscar os salvos para estarem junto dEle, conforme está escrito no Evangelho de João 14:3, onde nosso Senhor Jesus nos garantiu o seguinte:

(João 14:3) - E quando eu for, e vos preparar lugar, virei outra vez, e vos levarei para mim mesmo, para que onde eu estiver estejais vós também.

Mais adiante, em João 17:24 Jesus ainda diz:

(João 17:24) - Pai, aqueles que me deste quero que, onde eu estiver, eles também estejam comigo...

Em confirmação a esta promessa de Jesus, o Apostolo Paulo, na sua 1ª Carta aos Tessalonicenses 4:15-17 afirma:

(1ª Tessalonicenses 4:15) - Dizemo-vos, pois, isto, pela palavra do Senhor: que nós, os que ficarmos vivos para a vinda do Senhor, não precederemos os que dormem.
(1ª Tessalonicenses 4:16) - Porque o mesmo Senhor descerá do céu com alarido, e com voz de arcanjo, e com a trombeta de Deus; e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro.
(1ª Tessalonicenses 4:17) - Depois nós, os que ficarmos vivos, seremos arrebatados juntamente com eles nas nuvens, a encontrar o Senhor nos ares, e assim estaremos sempre com o Senhor.

Este evento narrado aqui em 1ª Tessalonicenses 4:15-17, também com menção no capítulo 15 da 1ª Carta de Paulo aos  Coríntios, refere-se a ocasião em que a Igreja de Jesus Cristo será arrebata da terra para encontrar-se com Cristo nos ares e estar para sempre com o Senhor. Somente os salvos em Jesus desfrutarão deste privilégio único e sublime!

Veja que instantes antes do arrebatamento, ao descer Cristo do Céu para buscar os seus eleitos, acontecerá primeiro a ressurreição daqueles que “morreram em Cristo”, conforme 1ª Tessalonicenses 4:16.

Ao mesmo tempo em que acontece a ressurreição daqueles que “morreram em Cristo”, os crentes vivos serão transformados... seus corpos se revestirão de imortalidade, conforme está escrito em 1ª Coríntios 15:51-53. E isso acontecerá num instante... “num abrir e fechar de olhos”.

Leiamos o que está escrito em 1ª Coríntios 15:51-53:

(1ª Coríntios 15:51) - Eis aqui vos digo um mistério: Na verdade, nem todos dormiremos, mas todos seremos transformados;
(1ª Coríntios 15:52) - Num momento, num abrir e fechar de olhos, ante a última trombeta; porque a trombeta soará, e os mortos ressuscitarão incorruptíveis, e nós seremos transformados.
(1ª Coríntios 15:53) - Porque convém que isto que é corruptível se revista da incorruptibilidade, e que isto que é mortal se revista da imortalidade.

Portanto querido ouvinte, tanto os crentes ressurretos como os que foram transformados, serão ambos “arrebatados juntamente” como está escrito em 1ª Tessalonicenses 4:17 para juntos, encontrar-se com Cristo nos ares, na atmosfera entre o céu e a terra. Oh! Que glória inexplicável sentiremos naquele grande dia!

Pois bem queridos ouvintes! Depois do arrebatamento da Igreja pelo nosso Salvador Jesus Cristo, começará o período mais crucial... mais trágico da história da humanidade chamado de grande tribulação. No Evangelho de Mateus 24:21, Jesus falou sobre este terrível período, dizendo que...

(Mateus 24:21) - ...haverá então uma tribulação tão grande, como nunca houve desde o princípio do mundo até agora, nem jamais haverá.

Ao mesmo tempo em que aqui na terra evidencia-se a grande tribulação, no Céu acontece as Bodas do Cordeiro. É isto que nos afirma Apocalipse 19:7:

(Apocalipse 19:7) - Regozijemo-nos, e alegremo-nos, e demos-lhe glória; porque vindas são as bodas do Cordeiro, e já a sua esposa se aprontou.

Amados ouvintes, o casamento natural entre um homem e uma mulher é a figura do casamento espiritual de Cristo com a Sua Igreja Amada. Paulo escrevendo aos Efésios 5:31,32 diz o seguinte:

(Efésios 5:31) - Por isso deixará o homem seu pai e sua mãe, e se unirá a sua mulher; e serão dois numa carne.
(Efésios 5:32) - Grande é este mistério; digo-o, porém, a respeito de Cristo e da igreja.

Além disso, queridos, a figura do casamento para expressar o relacionamento íntimo entre Deus e seu povo, tem raízes nos escritos proféticos do Antigo Testamento conforme está escrito em Isaías 54:5-7 e em Oséias 2:19 onde o Senhor se refere a Ele mesmo como um marido e ao Seu Povo como a Sua esposa.

Portanto, assim como uma moça se preserva casta... virgem para aquele que será seu esposo, a Igreja de Cristo se conserva pura, sem macula, sem ruga, para ser apresentada a Cristo. Esta era a preocupação e zelo do apóstolo Paulo descrito em sua 2ª Carta aos Coríntios.

(2ª Coríntios 11:2) - Porque estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.
(2ª Coríntios 11:3) - Mas temo que, assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também sejam de alguma sorte corrompidos os vossos sentidos, e se apartem da simplicidade que há em Cristo.
(2ª Coríntios 11:4) - Porque, se alguém for pregar-vos outro Jesus que nós não temos pregado, ou se recebeis outro espírito que não recebestes, ou outro evangelho que não abraçastes, com razão o sofrereis.

Atentemos para as expressões do apóstolo Paulo com relação ao zelo pela Igreja de Deus. Ele diz:

...estou zeloso de vós com zelo de Deus; porque vos tenho preparado para vos apresentar como uma virgem pura a um marido, a saber, a Cristo.”

Um dos motivos deste zelo e preocupação por parte do apóstolo Paulo, era porque ele temia que assim como a serpente enganou Eva com a sua astúcia, assim também aqueles irmão também fossem enganados e tivessem os sentidos corrompidos e se apartassem da simplicidade que há em Cristo, visto que na época de Paulo já haviam os falsos pregadores, os quais procuravam persuadir a igreja a se afastar de Cristo e da doutrina dos apóstolos pregando “outro Jesus” o qual não era O Jesus que os apóstolos conheceram e pregavam. Logo estes falsos pregadores também falavam inspirados pelo espírito do erro e não pelo Espírito da Verdade que guia o crente fiel em toda a Verdade, conforme está escrito em João 14:7; 16:13, pois eles estes pregadores mentirosos ensinavam um evangelho manufaturado e recheado de doutrinas de demônios.

Irmãos saibam de uma coisa: Quando alguém prega e afirma que Jesus é a “2ª Pessoa” de uma suposta trindade, este alguém, com toda certeza, à Luz das Escrituras, está falando de outro Jesus (que não é o Jesus da Bíblia), pois Ele mesmo (Jesus) afirma que é “o primeiro e o último” (Apocalipse 1:17; 2:8) “o alfa e o ômega” (Apocalipse 1:8). Logo estes falsos pregadores também estão anunciando em seus púlpitos outro evangelho que não é o Evangelho de Jesus Cristo, e, portanto estão inspirados por outro espírito que não é o Espírito de Deus... o Espírito da Verdade!

O mesmo apóstolo Paulo nos diz o seguinte a respeito de quem prega outro evangelho além daquele que Cristo lhes ensinou e eles (os apóstolos) também pregavam:

(Gálatas 1:8) - Mas, ainda que nós mesmos [Paulo e os demais apóstolos] ou um anjo do céu vos anuncie outro evangelho além do que já vos tenho anunciado, seja anátema.
(Gálatas 1:9) - Assim, como já vo-lo dissemos, agora de novo também vo-lo digo. Se alguém vos anunciar outro evangelho além do que já recebestes, seja anátema. [grifo nosso].

Mas vamos retornar ao nosso assunto escatológico!

Após o arrebatamento, a Igreja ficará no Céu durante três anos e meio (tempo terreno), tempo em que se refere a última parte da última semana das 70 semanas descritas no Livro do profeta Daniel, pois em Daniel 9:27 está escrito que a última semana foi cortada pelo meio. Isto quer dizer, portanto, que a metade de 7 anos é exatamente 3 anos e meio.

Neste período em que a Igreja estará na glória, dois profetas, Moisés e Elias, pregarão aos Judeus por 42 meses, ou seja, por 1.260 dias, que equivalem exatamente a 3 anos e meio.

Leiamos o que está escrito em Apocalipse 11:3:

(Apocalipse 11:3) - E darei poder às minhas duas testemunhas, e profetizarão por mil duzentos e sessenta dias, vestidas de saco.

Irmãos, estas duas testemunhas devolverão o Evangelho aos Judeus e exercerão seu ministério no poder do Espírito, a ponto de que...

(Apocalipse 11:5) - ...se alguém lhes quiser fazer mal, fogo sairá da sua boca, e devorará os seus inimigos; e, se alguém lhes quiser fazer mal, importa que assim seja morto.
(Apocalipse 11:6) - Estes têm poder para fechar o céu, para que não chova nos dias da sua profecia; e têm poder sobre as águas para convertê-las em sangue, e para ferir a terra com toda a sorte de pragas, todas quantas vezes quiserem.

Porém queridos, no término da grande tribulação o Senhor Jesus virá com os seus Santos e, por conseguinte, será o fim do mundo. Leiamos as palavras do próprio Senhor Jesus Cristo em Mateus 24:30:

(Mateus 24:30) - ...aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.

Precioso ouvinte, esta vinda visível aos olhos do mundo não é a vinda de Cristo para arrebatar a Igreja, pois a Igreja já terá sido arrebatada, conforme já dissemos anteriormente! Esta vinda descrita em Mateus 24:30 é a vinda de Cristo com a Sua Igreja... com os seus Santos. É tanto que Zacarias profetizou a este respeito conforme está escrito em Zacarias 14:5b

(Zacarias 14:5b) - ...Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos com ele.

Será o glorioso aparecimento do próprio Senhor Deus com os Seus santos. O profeta fica tão dominado pela visão que o trata de forma direta ao dizer: “Então virá o Senhor meu Deus...”

Esta vinda será visível aos olhos do mundo como está escrito em Apocalipse 1:7:

(Apocalipse 1:7) - Eis que vem com as nuvens, e todo o olho o verá, até os mesmos que o traspassaram; e todas as tribos da terra se lamentarão sobre ele. Sim. Amém.

Sim queridos ouvintes! Com esta vinda, o Senhor Jesus Cristo efetuará a batalha do Armagedom, conforme está escrito em Apocalipse 16:13,14 e 16 (NVI):

(Apocalipse 16:13) - Então vi saírem da boca do dragão, da boca da besta e da boca do falso profeta três espíritos imundos semelhantes a rãs.
(Apocalipse 16:14) - São espíritos de demônios que realizam sinais miraculosos; eles vão aos reis de todo o mundo, a fim de reuni-los para a batalha do grande dia do Deus todo-poderoso.
[ . . . ]
(Apocalipse 16:16) - Então os três espíritos os reuniram no lugar que, em hebraico, é chamado Armagedom.

Armagedom, localizado no centro-norte da palestina, significa “Vale de Megido” será o ponto central desta batalha naquele grande dia do Deus Todo-Poderoso.

Nesta ocasião queridos ouvintes, conforme Apocalipse 19:15, as nações serão feridas com aquela aguda espada que sai da boca do Senhor. Leiamos o que nos declara Apocalipse 19:15:

(Apocalipse 19:15) - E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso.

Ao examinarmos o capítulo 19 de Apocalipse, vemos que do versículo 11 ao 16 temos uma gloriosa visão de Cristo com os seus santos, os quais foram arrebatados para estar com Ele, conforme já lemos anteriormente em 1ª Tessalonicenses 4:15-17, e aqui se apresentam preparados para a grande catástrofe em que todas as potências mundiais serão feridas.

Sim queridos ouvintes! As nações serão feridas e destruídas, tornando-se em cinza sob a planta dos pés dos justos, conforme profetizou Malaquias a este respeito. Leiamos Malaquias 4:3:

(Malaquias 4:3) - E pisareis os ímpios, porque se farão cinza debaixo das plantas de vossos pés, naquele dia que estou preparando, diz o Senhor dos Exércitos.

Após este episódio, a terra será purificada com fogo, pois é isto que nos afirma o apóstolo Pedro em sua 2ª Carta. Leiamos 2ª Pedro 3:7:

(2ª Pedro 3:7) - Mas os céus e a terra que agora existem pela mesma palavra se reservam como tesouro, e se guardam para o fogo, até o dia do juízo, e da perdição dos homens ímpios.

Passando pelo fogo, a terra será purificada, pois ainda está escrito em 2ª Pedro 3:13 que aguardamos novos céus e nova terra, onde a justiça habitará:

(2ª Pedro 3:13) - Mas nós, segundo a sua promessa, aguardamos novos céus e nova terra, em que habita a justiça.

Então querido ouvinte, após este acontecimento, na terra será instalado o glorioso Reino Milenial. Será o Reinado de Cristo durante 1.000 anos com os seus fiéis. Veja o que está escrito em Apocalipse 20:4:

(Apocalipse 20:4) - E vi tronos; e assentaram-se sobre eles, e foi-lhes dado o poder de julgar; e vi as almas daqueles que foram degolados pelo testemunho de Jesus, e pela palavra de Deus, e que não adoraram a besta, nem a sua imagem, e não receberam o sinal em suas testas nem em suas mãos; e viveram, e reinaram com Cristo durante mil anos.

É interessante salientar que no milênio Satanás estará preso em uma cadeia de circunstância por não ter ninguém a quem ele possa usar... se aproveitar.

Após o milênio acontecerá a segunda ressurreição. Neste evento os ímpios serão julgados no juízo do grande Trono Branco e lançados no lago de fogo. Então não haverá mais tempo, pois milênio ainda é um elemento do tempo... milênio significa 1.000 anos. Nós entraremos na eternidade ao descer do Céu a Nova Jerusalém. Aleluia!

Em Hebreus 13:14 temos esta firmação:

(Hebreus 13:14) - Porque não temos aqui cidade permanente, mas buscamos a futura.

Em Filipenses 3:20 Paulo ainda nos diz que:

(Filipenses 3:20) - ...a nossa cidade está nos céus, de onde também esperamos o Salvador, o Senhor Jesus Cristo.

Em Apocalipse 21:1-4 também está escrito:

(Apocalipse 21:1) - E vi um novo céu, e uma nova terra. Porque já o primeiro céu e a primeira terra passaram, e o mar já não existe.
(Apocalipse 21:2) - E eu, João, vi a santa cidade, a nova Jerusalém, que de Deus descia do céu, adereçada como uma esposa ataviada para o seu marido.
(Apocalipse 21:3) - E ouvi uma grande voz do céu, que dizia: Eis aqui o tabernáculo de Deus com os homens, pois com eles habitará, e eles serão o seu povo, e o mesmo Deus estará com eles, e será o seu Deus.
(Apocalipse 21:4) - E Deus limpará de seus olhos toda a lágrima; e não haverá mais morte, nem pranto, nem clamor, nem dor; porque já as primeiras coisas são passadas.

Oh! Que notícia maravilhosa, precioso ouvinte! A Nova Jerusalém, da qual cada cristão verdadeiro é um cidadão desta pátria celestial. Cada pessoa que lavou a sua vestidura no sangue do Cordeiro entrará por suas portas, pois está escrito em Apocalipse 22:14 que...

(Apocalipse 22:14) - Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestes [no sangue do Cordeiro] para que tenham direito à arvore da vida, e possam entrar na cidade pelas portas.

Querido ouvinte, se você ainda não se arrependeu de seus pecados e não lavou as suas vestes espirituais no precioso sangue de Jesus, eis aqui e agora a oportunidade de fazê-lo.

O próprio Senhor Jesus disse a respeito de seu sangue:

(Mateus 26:28) - Porque isto é o meu sangue, o sangue do novo testamento, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados.

Paulo ainda nos diz que em Jesus...

(Efésios 1:7) - ...temos a redenção pelo seu sangue, a remissão das ofensas, segundo as riquezas da sua graça.

O apóstolo João nos garante que...

(1ª João 1:9) - Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça.

Vimos, portanto, de forma resumida, sobre os eventos escatológicos que hão de acontecer: arrebatamento, bodas do cordeiro, grande tribulação, fim do mundo, milênio e eternidade. Estas grandes verdades estão descritas na Palavra de Deus.

Que o Espírito Santo abra o seu entendimento para compreender e obedecer a Sua Santa Palavra e você confesse o nome de Jesus Cristo como Senhor e Salvador de vida! Amém.

Nenhum comentário: