domingo, 6 de janeiro de 2019

AMOR INCONDICIONAL

Converte-te, ó Israel, ao Senhor teu Deus; porque pelos teus pecados tens caído. (Oséias 14:1)

Essa é uma das histórias bíblicas que me leva às lágrimas! Fico imaginando como pode alguém insistir tanto em um amor não correspondido? É isso, o amor insiste quando aparentemente, não há motivos para existir. Assim é a história do profeta Oséias que recebe de Deus o conselho de casar-se com uma prostituta... Uma mulher infiel!

Esta é uma história verídica, com personagens reais situados em Israel, no reinado de Jeroboão, em 750 a.C. A nação de Israel estava em decadência econômico, moral e espiritual. Embaixo de toda e qualquer sombra as pessoas prestavam culto a Baal e Astarote, tidos como deuses da colheita e da fertilidade, conforme está escrito:

Eles porém não reconhecem que lhes dei o grão, o mosto, o azeite e lhe multipliquei a prata e o ouro que eles usaram para Baal. (Oséias 2:8).

Vejam: O povo de Deus estava usando as riquezas pessoais dadas por Deus na fabricação do ídolo e na manutenção da adoração a Baal. O pecado de ignorar o autor das bênçãos de Israel ficava mais sério ao desperdiçar os próprios recursos dados por Deus.

Israel atribuía a farta colheita aos baalins (deuses cananeus) quando na realidade era a misericórdia e graça de Deus que lhe proporcionavam as coisas boas da vida. Os servos de Deus devem reconhecer a graça de Deus e as Suas bênçãos sobre suas vidas e assim, render-lhe continuamente louvores de gratidão. Quando o servo de Deus deixa de reconhecer que tudo provém da graça e das misericórdias do Senhor, ele está afastando-se de Deus e correndo o risco se achar auto-suficiente e até mesmo de cair na egolatria, ou seja, passa a amor exageradamente seu próprio eu... a cultuar a mesmo... ser egoísta.

Deus prosperava e sustentava Israel, mas eles não reconheciam, a ponto de atribuírem a Baal toda a prosperidade e sustento. A palavra hebraica “ba'al” significa marido. Esse termo era usado para designar literalmente maridos e proprietários de terras. Israel, portanto, ao cultuar esses deuses, estava dizendo ser casada com eles. Israel chegou a fazer com Baal uma aliança pagã.

Através do profeta Oséias, Deus estabelece uma alegoria para Israel. Israel representava a prostituta e Oséias a graça redentora de Deus, pois o Senhor mesmo o disse:

1 A palavra do Senhor, que veio a Oséias, filho de Beeri, nos dias de Uzias, Jotão, Acaz e Ezequias, reis de Judá, e nos dias de Jeroboão, filho de Joás, rei de Israel.
2 O princípio da palavra do Senhor por meio de Oséias. Disse, pois, o Senhor a Oséias: Vai, toma uma mulher de prostituições, e filhos de prostituição; porque a terra se prostituiu, desviando-se do Senhor.
3 Foi, pois, e tomou a Gômer, filha de Diblaim, e ela concebeu, e lhe deu um filho. (Oséias 1:1-3).

Em obediência a Palavra de Deus, Oséias casou com a prostituta Gômer, em um tempo que as prostitutas eram discriminadas e apedrejadas. O primeiro filho de Gômer foi gerado por Oséias, os outros, foram frutos de relacionamentos extraconjugais. Esse não é um bom exemplo para se seguir. Eu sei que esta é história absurda, mas era exatamente o que espiritualmente se passava com Israel, e pode ter certeza, é isto que também acontece conosco quando traímos a Deus e a Sua Palavra!... Deus nos vê como adúlteros!

Quando alguém adultera a Palavra de Deus ele é visto como pelo Senhor como um adúltero espiritual, pois adulterou... mudou... alterou... acrescentou ou tirou algo da Palavra de Deus!

Em Apocalipse lemos a respeito da sentença reservada para quem pratica tal coisa:

18 ...Se alguém lhes acrescentar alguma coisa, Deus lhe acrescentará as pragas que estão escritas neste livro;
19 e se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus lhe tirará a sua parte da árvore da vida, e da cidade santa, que estão descritas neste livro. Apocalipse 22:18,19).

Oséias compra a própria esposa

Gômer passou pouco tempo casada com Oséias até que resolve voltar a sua antiga vida de prostituição com muitos amantes e recompensas materiais. Leiamos o que diz o texto bíblico:

Porque sua mãe se prostituiu; aquela que os concebeu houve-se torpemente, porque diz: Irei atrás de meus amantes, que me dão o meu pão e a minha água, a minha lã e o meu linho, o meu óleo e as minhas bebidas. (Oséias 2:5).

Gômer estava caminhando a passos largos para a destruição, buscando paz e conforto nos prazeres efêmeros desta vida, onde com certeza, nunca encontrou. Assim era Israel se prostituindo com Baal em troca de riqueza e paz, mas tudo que lhe sobrevinha era aflição e pobreza. O fim de Gômer poderia ser trágico, pois desprezada pelos muitos amantes, ela coloca-se a venda em um mercado de escravos. Quem aparece para comprá-la? Oséias! Aquele que nunca deixou de amá-la, que cuidou dos filhos e dos bens enquanto ela esteve ausente. Aquele que chorou e orou pela restauração de Gômer, bem como pagou o preço por seu resgate.

Cristo nos resgatou

Que linda história de amor! Gômer representa todos nós que perdidos e sem conhecimento real da salvação de Deus, nos voltamos para os falsos deuses em busca de felicidade, sem contudo obter e verdadeira paz. Oséias representa Cristo que através do sacrifício expiatório na cruz do Calvário, nos resgatou do mercado de escravos... das mãos de Satanás para nos dar vida abundante, pois está escrito:

...o Filho do homem não veio para ser servido, mas para servir, e para dar a sua vida em resgate de muitos. (Mateus 20:28).

Amado ouvinte, quando reconhecemos a vida de pecados que vivemos diante do Deus Eterno e nos achegamos a Ele com um coração arrependido, Ele está sempre pronto a nos receber, nos perdoar, fazer uma aliança conosco e nos dá uma nova vida.

Veja o que Ele nos diz em Sua Palavra:

18 Vinde então, e argüi-me, diz o Senhor: ainda que os vossos pecados sejam como a escarlata, eles se tornarão brancos como a neve; ainda que sejam vermelhos como o carmesim, se tornarão como a branca lã.
19 Se quiserdes, e me ouvirdes, comereis o bem desta terra; (Isaías 1:18,19).

Para ficar mais claro ao seu entendimento, Deus está dizendo o seguinte:

18 "Venham, vamos refletir juntos", diz o Senhor. "Embora os seus pecados sejam vermelhos como escarlate, eles se tornarão brancos como a neve; embora sejam rubros como púrpura, como a lã se tornarão.
19 Se vocês estiverem dispostos a obedecer, comerão os melhores frutos desta terra. (Isaías 1:18,19).

Em Mateus 18:11 lemos que "...o Filho do homem veio salvar o que se tinha perdido."

No Evangelho de João 5:24 ainda está escrito:

Na verdade, na verdade vos digo que quem ouve a minha palavra, e crê naquele que me enviou, tem a vida eterna, e não entrará em condenação, mas passou da morte para a vida. (João 5:24).

Ainda no Evangelho de João Jesus diz:

...o que vem a mim de maneira nenhuma o lançarei fora. (João 6:37)


Imaginemos agora Gômer abatida, suja, pobre e infeliz sendo vendida naquele mercado! Até que chega seu marido, paga o melhor preço que alguém poderia pagar por um escravo naquela época e coloca de volta a aliança no dedo de Gômer! Essa alegoria é perfeita para ilustrar a graça de Deus revelada na obra salvadora em Jesus.

Foi exatamente isto que Cristo fez na cruz do Calvário. Ele mesmo disse que “veio buscar e salvar o que se havia perdido.” (Lucas 19:10).

Esta expressão “veio buscar e salvar o que se havia perdido.” Me fez lembrar de uma historinha em que...  

Um menino tinha feito, com muito esforço e capricho, um barquinho a motor. Satisfeito, brincava com ele a beira do rio, quando, de repente, o barquinho impelido pela correnteza, lhe escapou das mãos. Triste, o garoto voltou para casa, sem esperanças de tornar a ver o barco, que tanto trabalho lhe custara.
Certo dia, qual não foi o espanto do menino ao ver o barquinho na vitrina de uma das lojas da cidade. Logo o menino entrou e insistiu que o barco era seu, porém o comerciante disse que só lho daria mediante o pagamento do preço estipulado. O menino voltou apressadamente à sua casa e contou o incidente ao seu pai, que lhe forneceu o dinheiro necessário para a compra do barquinho.
Rápido, o menino retorna àquela loja e compra o barco que, de direito, já lhe pertencia.
Ao sair, segurando bem firme em seus braços o precioso barquinho, o menino exclamou:
“Agora você é meu duas vezes: Meu porque eu te fiz... e meu porque eu te comprei.”
Assim também são todos os filhos de Deus: Por direito de criação e direito de redenção.
Quando as correntezas do pecado nos afastaram das mãos divinas e nos achávamos debaixo do domínio de Satanás, Cristo nos comprou pelo preço do seu sangue. Por isso a bíblia nos diz em Mateus 1:21 que Jesus salvaria o seu povo dos seus pecados!

A Restauração de Gômer

Mais maravilhosa ainda se tornou para mim estudar sobre o amor de Oséias por Gômer, quando descobri o significado do nome da esposa do profeta. Cuidadosamente Deus providenciou cada detalhe dessa narrativa para dizer o quanto nos ama, apesar de nossos pecados e rebeldia contra Ele. Sim, mas esse amor, que está muito além da compreensão humana, anseia por nos transformar a ponto de O amarmos acima de tudo e de todos. Oséias deve ter sido zombado, ridicularizado e humilhado por quem era incapaz de amar como ele. Ainda assim ele não deixou de amar.

Gômer significa “completo”, cuja raiz é “gamar”, ou seja: aperfeiçoar, terminar. Aleluia! Deus amou Gômer de tal maneira que não sossegou enquanto não completou sua obra, comprando-a do mercado de escravos para os braços de Oséias restaurando sua vida e sua família.

Agora veja o que significa Oséias. Oséias significa “salvação”, “libertação”. Por isso está escrito em Oséias 2:14-16:

14 "Portanto, agora vou atraí-la; vou levá-la para o deserto e vou falar-lhe com carinho.
15 Ali devolverei a ela as suas vinhas, e farei do vale de Açor uma porta de esperança. Ali ela me responderá como nos dias de sua infância, como no dia em que saiu do Egito.
16 "Naquele dia", declara o Senhor, "você me chamará ‘meu marido’; não me chamará mais ‘meu senhor’. (Oséias 2:14-16).

Meu amado, Deus não desiste de nós, pois fomos comprados do mercado de escravos onde estávamos acorrentados pelo pecado e destinados à morte eterna.

Pedro nos que...

18 sabendo que não foi com coisas corruptíveis, como prata ou ouro, que fostes resgatados da vossa vã maneira de viver, que por tradição recebestes dos vossos pais,
19 mas com precioso sangue, como de um cordeiro sem defeito e sem mancha, o sangue de Cristo, (1ª Pedro 1:18,19).

Esta é a obra que nos completa, que nos faz retornar aos braços do Pai que restaura nosso espírito e nossa comunhão com Ele. Deus nos busca diligentemente, até que Sua obra se complete em nós.

A completude sob perdão e arrependimento

O final do livro de Oséias nos revela uma promessa reservada àqueles que voltam para os braços do “marido” que é Deus. Leiamos o que está escrito em Oséias 14;7,9:

7 Voltarão os que habitam debaixo da sua sombra; serão vivificados como o trigo, e florescerão como a vide; a sua memória será como o vinho do Líbano.
9 Quem é sábio, para que entenda estas coisas? Quem é prudente, para que as saiba? Porque os caminhos do Senhor são retos, e os justos andarão neles, mas os transgressores neles cairão. (Oséias 14:7,9).

Assim como Deus disse que Israel seria cuidado como se fosse um valioso campo de grãos ou uma vinha especial, assim também o Senhor fará com aqueles que o confessam como Senhor e Salvador de suas vidas!

Lembremos que os caminhos do Senhor são justos: Os justos andam neles, mas os rebeldes neles tropeçarão.

Que Deus em Cristo abençoe a todos. Amém.

:::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::::

Dica de Filme:
Amor Incondicional – A história de Oséias.

Nenhum comentário: