domingo, 27 de janeiro de 2019

O PURIFICADOR DE PRATA

Por que Deus permite que passemos por provações e tribulações? Uma das partes mais difíceis da vida cristã é o fato de que se tornar um discípulo de Cristo não nos torna imunes a provações e tribulações da vida.

Mas por que um Deus bom e amoroso permite que passemos por coisas ruins como a morte de uma criança, doenças sobre nós mesmos e sobre nossos entes queridos, dificuldades financeiras, preocupação e até mesmo medo? Certamente, se Ele nos amasse, todas estas coisas não nos aconteceriam. Afinal, amar não significa que Ele quer que nossas vidas sejam fáceis e confortáveis? Na verdade, não! Amar não significa isso! A Bíblia nos ensina claramente que Deus ama Seus filhos e que todas as coisas “cooperam para o bem daqueles que O amam, conforme está escrito em Romanos 8:28. Então, isso deve significar que as provações e tribulações que Ele permite em nossas vidas fazem parte de tudo que coopera para o nosso bem. Portanto, para o crente, todas as provações e tribulações devem ter um propósito divino.

Em Malaquias 3:3 lemos o seguinte:

3 E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao SENHOR trarão oferta em justiça. (Malaquias 3:3).

Ao ler o livro do profeta Malaquias, me deparei com o texto Malaquias 3:3 que de alguma forma, me causou inquietação e curiosidade me levando a meditar o que este texto quer nos dizer sobre a respeito do caráter e da natureza do Deus Eterno:

E assentar-se-á como fundidor e purificador de prata; e purificará os filhos de Levi, e os refinará como ouro e como prata; então ao SENHOR trarão oferta em justiça. (Malaquias 3:3).

A meditação neste texto nos leva, a saber, como realmente acontece o processo de purificação e refinação da prata pelo ourives.

Uma coisa que me chamou a atenção é que o Senhor começa este processo de purificação pelos sacerdotes, para que possam ser luzes e brilhar aos outros.

Pra quem ainda não sabe como acontece esse processo de purificação e refinação deste metal tão precioso, a prata, vou tentar descrever:

O fundidor (no caso o ourives) põe um pedaço de prata bruta em uma colher grande e a sustenta sobre o fogo numa temperatura altíssima, chegando aos 900 graus centígrados, até que a prata derreta a fim de que as impurezas sejam removidas. Ali, o fundidor/ourives fica sentado apenas olhando atentamente, parecendo até mesmo uma atitude passiva daquele homem, pois a única coisa que ele faz é observar aquele precioso metal até que sua imagem seja refletida nele.

Mas sabem por que o fundidor não tira os olhos de sobre aquele metal precioso enquanto o sustenta no meio do fogo ardente?  É porque se a prata ficar no fogo além do que é necessário, ela pode ser destruída.

É o calor do fogo que faz com que a prata se derreta, tirando-o de seu estado bruto e duro. Nesse processo acontece, então, a separação entre o precioso metal e as outras substâncias que estavam nele incrustadas ou fixadas. Muitas destas substâncias são consumidas pelo fogo. Outras serão removidas pelo fundidor... o purificador de prata.

Terminada a purificação, a prata é derretida e aí está pronta para receber a forma que o ourives desejar, seja ela qual for.  O metal que era duro e impuro, agora está totalmente flexível, purificado e maleável.

Amado ouvinte, este processo ilustra bem as nossas experiências com Deus. É exatamente assim que acontece conosco quando estamos na prova. Nós nos sentimos sozinhos dentro de uma fornalha de fogo ardente e a sensação que temos é de que Deus nos abandonou... de que estamos sozinhos, mesmo rodeados de irmãos, amigos e familiares! Porém, é exatamente nesses momentos que Deus se inclina até nós e volta seu olhar compassivo e misericordioso para nós, olhando-nos com amor. O olhar do Senhor vem acompanhado de sua força que nos faz superar todas as dificuldades.

Mesmo que nas provações nos sintamos sozinhos, desprezados ou até mesmo abandonados, o Senhor não nos desampara.

Quem sabe se a provação que você ou eu estamos passando agora não é o trabalhar de Deus em nossas vidas, visto que Ele prova o justo, conforme está escrito em Salmos 11:5. Muitas vezes é necessário que uma prova de fogo venha sobre nossa vida a fim de sermos moldados pelo Senhor, visto que as provações fazem parte do plano de Deus para promover a nossa maturidade cristã.

Estas provações podem se originar de várias fontes! Elas podem vir diretamente de Deus, a exemplo do que ocorreu com Abraão em Gênesis 22, quando Deus pede seu filho Isaque em holocausto.

As provações podem vir por meio de Satanás, por permissão de Deus, como foi o caso de Jó, conforme está escrito no livro de Jó 1:6-12.

As provações também podem vir de onde nunca esperamos que viesse como no episódio em que os irmãos de José lhe intentaram o mal, conforme está escrito em Gênesis 37:14-28...

Enfim... as mais diversas provações podem ocorrer por uma enfermidade em nós mesmos ou em alguém a quem amamos. Podem acontecer por dificuldades financeiras e outras inúmeras circunstâncias desencadeadas. Não obstante, uma coisa é absolutamente certa, Deus está monitorando cada uma delas visando nossa edificação... o nosso aperfeiçoamento!

A respeito de como encararmos as provações, lemos em Tiago 1:2 o seguinte:

Meus irmãos, considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações... (Tiago 1:2).

Vejam o que está escrito: “considerem motivo de grande alegria o fato de passarem por diversas provações...”

Eu em particular até agora nunca vi nenhum irmão pulando de alegria e dizendo: “Irmão, estou muito feliz porque a minha vida está cheia de provações!” Imagine só alguém chegando pra você e dizendo: “À medida que os meus problemas aumentam, a minha alegria transborda.” Se algum irmão chegasse dizendo isto, acharíamos estranho e talvez ficássemos até assustados. Mas sabem por que nós acharíamos estranho e talvez ficássemos até assustados? É por uma razão simples: Nós não estamos observando e nem obedecendo ao imperativo escrito em Tiago 1:2 o qual nos manda considerar motivo de grande alegria o fato de passarmos por diversas provações. Nós pulamos sim, de contentamento quando recebemos aquilo que sacia o nosso desejo de ter e possuir, além do que proporciona bem-estar. Porém queridos irmãos, as bênçãos de Deus na nossa vida incluem tanto aquelas que produzem alegria, como aquelas que causam dor. Quando Paulo recebeu o “espinho na carne”, este causava-lhe sofrimento, mas era bênção de Deus na vida do apóstolo. Sem a bênção do espinho, Paulo poderia se ensoberbecer e, consequentemente, envergonhar o evangelho. Ele mesmo disse:

7 E, para que me não exaltasse demais pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de que eu não me exalte demais;
8 acerca do qual três vezes roguei ao Senhor que o afastasse de mim;
9 e ele me disse: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. Por isso, de boa vontade antes me gloriarei nas minhas fraquezas, a fim de que repouse sobre mim o poder de Cristo.
10 Pelo que sinto prazer nas fraquezas, nas injúrias, nas necessidades, nas perseguições, nas angústias por amor de Cristo. Porque quando estou fraco, então é que sou forte. (2ª Coríntios 12:7-10).

Amado irmão, muitas vezes um ministério na vida de alguém requer um “espinho na carne” seja ele qual for, a fim de que o mesmo não venha se exaltar ou ficar se auto-afirmando por aquilo que Deus já fez por intermédio dele.

Um “espinho na carne” pode a forma como Deus está purificando a prata no fogo ardente... está nos moldando até chegarmos a estatura de varão perfeito. Por isso, não reclamemos das provações, mas nos gloriemos nelas, a fim de que em nossa fragilidade, repouse o poder de Cristo, compreendendo que o poder de Deus opera em nossas vidas quando admitimos as nossas fraquezas... quando o nosso “eu” desaparece e manifestamos Cristo em nosso viver humilde.

Lemos ainda em 1ª Pedro 1:7:

Para que a prova da vossa fé, mais preciosa do que o ouro que perece, embora provado pelo fogo, redunde para louvor, glória e honra na revelação de Jesus Cristo. (1ª Pedro 1:7.)

Queridos, o tema do sofrimento se destaca em toda esta epístola de Pedro. Por isso aprendamos que devemos nos regozijar nas nossas muitas provações, porque permanecendo fieis ao Senhor Jesus Cristo em meio a elas, isso purificara a nossa fé assim como a prata é purificada no fogo e resultará em louvor, glória e honra na vinda do Senhor Jesus, pois creio que nosso Senhor considera a nossa perseverança e fé nEle aos passarmos por provações.

Saibamos que as provas que parecem destruidoras e ameaçam nos consumir, ajudarão no aperfeiçoamento do nosso caráter. As lutas da vida nos ensinam lições que, de outro modo, não aprenderíamos.

Na carta de Paulo aos irmãos de Roma, lemos o seguinte:

Também gloriemo-nos nas tribulações; sabendo que a tribulação produz perseverança, e a perseverança a experiência, e a experiência a esperança. (Romanos 5:3,4.).

Querido irmão, por meio do fogo o Senhor vai retirando de nós aquilo que não condiz com a sua vontade. São males que arraigados e nossa alma. A remoção dos corpos estranhos parece perda, mas é livramento. Enquanto a sujeira sai, o peso diminui, porém o valor aumenta.

Quando estamos no fogo, pensamos que ao final nada mais irá restar. Muitas vezes ficamos só os cacos... outras vezes ficamos só o pó e pensamos que vamos morrer. Na verdades só não retornamos ao pó por ainda não ser o tempo. Não conseguimos entender ou controlar o que está acontecendo. Parece que chegou o nosso fim, mas é apenas o começo de uma nova fase querido ouvinte. Após a prova a gente canta o hino da vitória e celebra as mudanças de Deus em nosso viver. Sem prova não há aprovação... não há mudança processo de purificação e aperfeiçoamento do caráter.

Tenha calma. A prova do tempo presente pode parecer interminável, mas este não é o fogo para sempre. Jesus, o purificador de prata está atento e retirará a prata do fogo assim que o processo de purificação for concluído. Existe um tempo determinado.

Não devemos reclamar das provações, mas agradecer a Deus por elas. Estamos nas mãos de Jesus, o verdadeiro purificador de parta, que está nos tornando cada vez mais úteis, preciosos e agradáveis aos seus olhos.

No entanto, devemos ter cuidado para não tentar usar desculpas para as nossas “provações e tribulações” se estas forem resultados de nossos próprios erros. Pedro nos exorta o seguinte:

Não sofra, porém, nenhum de vós como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem. (1ª Pedro 4:15).

Deus perdoa os nossos pecados porque a punição eterna para eles já foi paga pelo sacrifício de Cristo na cruz. No entanto, ainda temos que sofrer os efeitos naturais nesta vida por pecados cometidos ou pelas más escolhas. Ainda assim, Deus usa até mesmo esses sofrimentos para nos moldar e conformar com os Seus propósitos e nosso bem supremo. Mas lembremo-nos da advertência do apóstolo Pedro para que não soframos “como assassino, ou ladrão, ou malfeitor, ou como quem se intromete em negócios de outrem.”

As provações e tribulações vêm tanto com um propósito quanto uma recompensa. Leiamos novamente Tiago:


1 Tiago, servo de Deus e do Senhor Jesus Cristo, às doze tribos da Dispersão, saúde.
2 Meus irmãos, tende por motivo de grande gozo o passardes por várias provações,
3 sabendo que a aprovação da vossa fé produz a perseverança;
4 e a perseverança tenha a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, não faltando em coisa alguma.
[...]
12 Bem-aventurado o homem que suporta a provação; porque, depois de aprovado, receberá a coroa da vida, que o Senhor prometeu aos que o amam. (Tiago 1:2-4,12).

Se agora você está sentindo o calor do fogo da pressão do sistema mundano e das lutas da vida, lembre-se que o Deus Eterno tem tua vida em Suas potentes mãos e seus olhos estão constantemente sobre você lhe observando até que veja a imagem Dele refletida em você.

A Palavra de Deus nos garante que mesmo em meio as provações, o Senhor está conosco:

Não só isso, mas também nos gloriamos nas tribulações, porque sabemos que a tribulação produz perseverança; a perseverança, um caráter aprovado; e o caráter aprovado, esperança. E a esperança não nos decepciona, porque Deus derramou seu amor em nossos corações, por meio do Espírito Santo que ele nos concedeu.  (Romanos 5:3-5)

Bendito seja o Deus e Pai de nosso Senhor Jesus Cristo, Pai das misericórdias e Deus de toda consolação, que nos consola em todas as nossas tribulações, para que, com a consolação que recebemos de Deus, possamos consolar os que estão passando por tribulações. (2ª Coríntios 1:3-4).

Em tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos, mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos; (2ª Coríntios 4:8,9).

Pense nisso!

Que Cristo muito te abençoe!
Pense nisso!



Que Cristo muito te abençoe!

Nenhum comentário: