quarta-feira, 28 de agosto de 2013

A IGREJA E A RELIGIÃO

A igreja é um organismo vivo, é o corpo de Cristo aqui na terra, não é religião. Qual a diferença? A igreja é um organismo vivo no qual Cristo é a cabeça; a religião é uma organização, denominada cujo homem é a cabeça. Na igreja Cristo é o centro; na religião o homem está no centro. Na igreja, todos os membros funcionam, na religião, poucos funcionam só os líderes. Na igreja os membros são livres, unidos através das juntas de ligamento; na religião os membros são dominados pelos lideres. 

Na Bíblia está bem definido a respeito da igreja e da religião. São comparadas as duas mulheres e as duas cidades de Apocalipse (17:1-3 e 21:9). A igreja é chamada de virgem Noiva do Cordeiro, a religião é chamada de prostituta a grande meretriz. A igreja é a santa cidade, Jerusalém, (Apocalipse 21:10). A religião é a pervertida cidade chamada de Babilônia, (Apocalipse 17: e 18). A Nova Jerusalém é glorificada, mas a Babilônia é condenada.

Consideremos primeiro as coisas relativas á meretriz. A meretriz falada em Apocalipse 17 e 18 é Babilônia, cujos feitos são extremamente desagradáveis a Deus. Por que sua conduta é tão ofensiva a Deus? Que a Babilônia representa, e qual é o princípio de Babilônia? Por que Deus insiste em tratar com a Babilônia, e por que é necessário esperar até que a Babilônia seja julgada antes de a esposa do Cordeiro aparecer? Que Deus nos abram os olhos para que possamos realmente ver na Bíblia, o que a Babilônia é.

O nome “Babilônia” origina-se de “Babel”. (Torre de Babel). O princípio da torre de Babel é o da tentativa de edificar algo na terra para atingir o céu. E quando os homens construíram essa torre, eles usaram tijolos. Há uma diferença básica entre tijolo e pedra. Pedra é feita por Deus e tijolos são feito pelo homem. Tijolos é uma invenção humana, um produto humano. O significado de Babilônia é que o homem tenta de sua própria maneira construir uma torre para alcançar o céu. A Babilônia representa a habilidade humana. Ela representa um falso cristianismo, um cristianismo que não permite que o Espírito Santo tenha autoridade. Ela não busca a direção do Espírito Santo, mas faz todas as coisas pelo esforço humano. Tudo depende de tijolo cozido pelo homem; tudo depende da ação do homem. Não depende de Deus. Eles pensam que a habilidade humana pode bastar para coisas espirituais. A intenção deles é implantar na terra algo que alcance o céu, isto é religião.

Deus, no entanto, não pode aceitar tal coisa. Um homem tem algum talento e pensa que após haver estudado um pouco de teologia ele pode pregar. Que é isso? Tijolo! Outro que é muito inteligente recebe alguma ajuda, adquire algum conhecimento e então se torna um obreiro cristão. Novamente, que é isso? Tijolos! Outro é pedido que administre os negócios da igreja. Que é isso? Tijolos! Todas essas coisas são esforços humanos para construir algo da terra até o céu pela habilidade do homem, com tijolos.

Novamente, devemos enfatizar que não há lugar para o homem na Igreja. Coisas celestiais podem vir somente do céu; as coisas desta terra nunca podem ir até o céu.

Deus diz que devemos sair de toda situação onde o poder do homem está misturado com o poder de Deus, onde a habilidade humana esteja misturada com o trabalho de Deus, e onde a opinião do homem esteja misturada com a Palavra de Deus. Não podemos participar de qualquer coisa que tenha o caráter de Babilônia. Temos de sair disso. Os filhos de Deus devem aprender a separarem-se de Babilônia e a julgar todas as ações dela. Se fizerem isto, não serão condenados junto com a Babilônia.

O princípio de Babilônia é o da confusão e impureza; portanto, seu nome é a meretriz. As poucas passagens neste livro de Apocalipse que Deus usa para descrever Babilônia nos mostram Seu ódio extremo em relação a ela. “Aquela que destroem a terra” no capítulo 11, são essa mulher de quem está escrito no capítulo 19: “Ela que corrompeu a terra”.

Deus odeia o princípio de Babilônia mais que qualquer outra coisa. Somente quando nos julgamos a nós mesmo de tal modo é que podemos confessar que também odiamos o princípio de Babilônia.

O principio de Babilônia é misturar as coisas de homem com a Palavra de Deus e as coisas da carne com as coisas do Espírito. É fingir que algo do homem seja algo de Deus. É receber glória humana para satisfazer a concupiscência do homem. Portanto, Babilônio é aquele cristianismo misturado e corrupto. Qual deve ser nossa atitude em relação á Babilônia? Apocalipse 18:4 nos diz: “Ouvi outra voz do céu, dizendo: sai dela povo meu, para não serdes cúmplices em seus pecados, e não participardes dos seus flagelos”.

E ainda: “pelo que saí do meio deles, e apartai-vos, diz o Senhor; e não toqueis nada imundo, e eu vos receberei; e eu serei para vós pai, e vós sereis para mim filhos e filhas, diz o Senhor Todo-poderoso”. (2ª Coríntios 6:17-18).

Babilônia é todo sistema religioso organizado pelo homem. O sistema denominacional causa divisões e discriminações. Portanto, é algo fora da vontade de Deus. Aliás, são filhas da Grande Prostituta.

O Eterno nos abençoe!!!

Nenhum comentário: